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BMW cancela participação no Salão de Detroit de 2019
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BMW cancela participação no Salão de Detroit de 2019

Marca alemã diz estudar outras plataformas para lançamentos no próximo ano; Mercedes-Benz já havia decidido não participar de Detroit

Redação

24 de mar, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Salão de Detroit pode mudar de data
Crédito:Foto: Fabrizio Costantini/The New York Times
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A BMW decidiu não participar da edição de 2019 do Salão de Detroit. A marca monitora constantemente o retorno de sua participação em eventos públicos e pretende explorar outras plataformas no próximo ano.

Além disso, o calendário de lançamentos previstos pela BMW deixaria o estande da marca no evento sem grandes novidades. Isso dificultou uma justificativa para a participação da marca no próximo Salão de Detroit.

A conterrânea Mercedes-Benz também não estará no evento norte-americano. Em fevereiro a fabricante decidiu se ausentar e também deixou de fora lançamentos para Detroit.

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Problemas

O primeiro salão do ano tem enfrentado dificuldades recentemente. Várias marcas têm usado a Consumer Eletronics Show, que ocorre logo antes em Las Vegas, para apresentar novidades com foco na tecnologia. Tanto que a organização considera mudar a data do Salão de Detroit para outubro, reduzindo a concorrência com CES.

O problema é que a nova data poderia também entrar em confronto com o Salão de Paris, outra grande vitrine de novidades para várias fabricantes. Além disso, o também crescente Salão de Los Angeles ocorre em novembro, o que poderia esvaizar ainda mais o evento de Michigan.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.