Você está lendo...
BMW deve produzir crossover X4 no Brasil
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

BMW deve produzir crossover X4 no Brasil

Presidente da marca no País confirma que há estudos para fazer o crossover em regime de CKD em Araquari

04 de set, 2015 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 BMW deve produzir crossover X4 no Brasil
Crossover baseado na plataforma do sedã Série 3 pode ganhar produção local

A BMW está, sim, estudando a viabilidade de produção do X4 na fábrica de Araquari (SC), segundo o presidente da marca no Brasil, Arturo Piñeiro. De acordo com o executivo, a decisão não foi tomada – fontes informam, contudo, que a montagem do crossover em sistema de CKD (com peças importadas) é certa.

Essa informação havia sido publicada há pouco mais de uma semana pelo JC e replicada do site Argentina Autoblog. Na ocasião, porta-vozes da BMW negaram que a fabricação do modelo no Brasil estivesse nos planos da marca.

Publicidade


O X4 será o quinto modelo da empresa, que engloba a britânica Mini, feito no País. Da BMW já são fabricados na planta catarinense o hatch Série 1, o sedã Série 3 e os utilitários-esportivos X1 e X3. No fim deste mês começam a sair da linha de montagem as primeiras unidades do Mini Countryman, cuja estreia nas lojas está prevista para meados de novembro.

De acordo com as mesmas fontes, a produção do X4 deve ter início no segundo semestre do ano que vem. Atualmente, o croossover vendido no País é importado dos Estados Unidos em duas versões.

A de entrada, xDrive28i X Line traz motor 2.0 de quatro cilindros e 245 cv e parte de R$ 275.450. A de topo, xDrive 35i MSport, vem com o 3.0 de seis cilindros em linha e 306 cv – a tabela começa em R$ 317.450. Para as duas o câmbio é automático sequencial de oito marchas.


A exemplo do que já ocorre com os demais BMW nacionais – e deverá ocorrer com o Mini Countryman -, a produção local não fará com que os preços do novo modelo sejam reduzidos. Segundo Piñeiro, com as atuais cotações de dólar e euro diante do real, é mais barato fabricar fora do Brasil.

VIAGEM FEITA A CONVITE DA BMW


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.