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BMW M3 completa 25 anos
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BMW M3 completa 25 anos

Modelo alemão chega a um quarto de século como ícone de carro esportivo. BMW teve motor quatro cilindros na primeira geração, segunda e terceira tiveram propulsores seis cilindros em linha e a quarta ganhou V8.

31 de jul, 2010 · 4 minutos de leitura.

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 BMW M3 completa 25 anos
BMW M3 pioneiro tinha motor de quatro cilindros em linha (Foto: Divulgação)

BMW M3 pioneiro tinha motor de quatro cilindros em linha (Foto: Divulgação)

Leandro Alvares
Luís Felipe Figueiredo

A Motorsports, divisão esportiva da BMW, celebra em agosto os 25 anos do M3, modelo classificado pela fabricante alemã como um dos mais bem sucedidos de sua história. Nas ruas e nas pistas. A versão preparada do Série 3 surgiu em 1985, após a fabricante ter encerrado a produção do M1. Sua apresentação ocorreu no Salão de Frankfurt (Alemanha) daquele ano.

O desenvolvimento ficou a cargo de Paul Rosche, responsável pela evolução do motor turbo que deu à equipe Brabham e ao brasileiro Nelson Piquet o título da temporada de 1983 da Fórmula 1. O principal objetivo à época continua válido e é adotado até hoje: girar (muito) alto.

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O propulsor do primeiro M3 foi um quatro-cilindros, 16 válvulas, de 2,3 litros. A opção por esse bloco, em vez dos tradicionais seis-cilindros em linha, deveu-se ao fato de seu virabrequim vibrar menos em rotações elevadas. Os 200 cv surgiam a 6.750 rpm.

A segunda geração lançou o motor de seis cilindros em linha (Foto: Divulgação)

Segunda geração estreou motor de seis cilindros em linha (Foto: Divulgação)

Em 1992, o E30 (código do projeto) foi substituído pelo E36, nas versões cupê e sedã. Mais potente, a segunda geração do M3 passou a utilizar um seis-cilindros 3.0 com 286 cv de potência a 7.000 rpm.

Motor de seis cilindros foi mantido até terceira geração (Foto: Divulgação)

Motor de seis cilindros foi mantido até terceira geração (Foto: Divulgação)

A terceira série (E46) veio em 2000 ainda mais robusta: a cilindrada passou a 3,2 litros e a potência subiu para 343 cv. Em 2007 surgiu o E90, feito a partir da quinta geração do Série 3. Uma das maiores mudanças estava sob o capô: o seis-cilindros deu lugar a um V8 com 4 litros e potência de 420 cv a 8.300 rpm.


O sedã também mostrou sua aptidão nas pistas em competições de turismo, como o Campeonato Alemão, em provas clássicas, como as 24 Horas de Le Mans, e até no Mundial de Rali. Em maio deste ano o M3 venceu as 24 Horas de Nürburgring.

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