Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

09/03/2021 - 6 minutos de leitura.

Bravo vai investir R$ 25 bi para fabricar carros elétricos em Minas Gerais

Montadora argentina Bravo Motor assinou protocolo de intenção com o governo do MG para construir fábrica de carros elétricos em BH

Montadora argentina Bravo Motor assinou um termo de intenção com o governo de Minas Gerais para construir uma fábrica de carros elétricos no estado Crédito: ArqBravo/Divulgação

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Em 1974, o engenheiro brasileiro João Augusto Amaral Gurgel teve uma visão do futuro, e apresentou o elétrico Itaipu E150. O pequenino hatch de carroceria trapezoidal carregava consigo 13 baterias que produziam só 4,2 cv de potência. O carrinho não passou da fase inicial do projeto. Contudo, quase cinco décadas depois, o Brasil pode ter carros elétricos nacionais por meio de uma montadora argentina, a Bravo Motor Company.

A fabricante assinou um termo de intenção com o governo de Minas Gerais para construir uma fábrica de veículos elétricos na região metropolitana de Belo Horizonte. Dessa forma, a Bravo promete investir nada menos que R$ 25 bilhões a partir de junho deste ano. Porém, com cerca de 80% dos recursos providos por investidores estrangeiros. Assim, o montante será aplicado até 2029. E prevê outra fábrica para produzir baterias.

O valor impressiona não só pelo momento ruim da indústria automobilística no País, mas também na comparação com gigantes do setor. Recentemente, a GM retomou o investimento R$ 10 bilhões, que estava “congelado”, para lançar as novas Spin e S10. E a Renault, após fazer demissões, anunciou a aplicação de R$ 1,1 bilhão na fábrica do Paraná para atualizar sua gama atual. Nos dois casos, não há carros elétricos.

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ArqBravo/Autoblog Argentina

22 mil carros/ano e 14 mil empregos

As ambições da Bravo, portanto, são proporcionais ao investimento. A montadora anunciou que vai começar as obras da fábrica mineira no meio deste ano. E dará início à operação na unidade em 2023. Mas não é só: a marca prevê para 2024 um volume de 22.790 veículos elétricos, bem como 43.750 de unidades de pacotes de baterias. A operação também vislumbra a geração de 13.813 empregos diretos e indiretos.

Segundo o CEO da Bravo Motor do Brasil, Eduardo Javier Muñoz, a empresa planejava erguer três fábricas no país em diferentes regiões. Porém, na primeira visita, o executivo viu que a logística seria dificílima. “Iríamos abrir uma fábrica em Minas, outra no Sul e outra no Norte. No entanto, rapidamente entendi que teríamos de fazer um esforço enorme. E que deveríamos nos concentrar em Minas Gerais”, explicou.


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Criadora do Auto Popular Argentino

Mas, afinal, quem é a Bravo Motor Company? A jovem startup argentina nasceu em 2008 pelas mãos do arquiteto Miguel Angel Bravo. De início, a ArqBravo (nome do grupo) mostrou protótipos e planejava lançar o A!PA, sigla de Auto Popular Argentino. O modelo pretendia ser o primeiro automóvel popular totalmente argentino, ou seja, desenhado, projetado e produzido no país.

ArqBravo/Autoblog Argentina

Entretanto, em 2012, a ArqBrasil cancelou os planos de produção do carro após não conseguir a liberação do governo federal do país. Faltou o decreto presidencial para operar como montadora de veículos. A empresa, então, transferiu a sede para a Califórnia, nos Estados Unidos. E começou a criar projetos de carros elétricos, autônomos, conectados e compartilhados.

Em seu site oficial, a ArqBravo se apresenta como uma empresa com mais de 700 investidores de 20 países. A montadora trabalha em projetos de veículos elétricos feitos para serviços de transporte, como a Uber. Por enquanto, a Bravo não informa que tipo de veículo irá produzir no Brasil. No passado, a fabricante surgiu com a proposta do carro popular e também de um mini carro elétrico, além de outro para uso recreativo.

Gurgel Itaipu

Esqueceram do Gurgel Itaipu

O anúncio oficial da Agência Minas Gerais diz que a Bravo Motor faz parte do grupo que desenvolveu o primeiro carro elétrico da América Latina. Entretanto, independente do que a montadora fabricar em Minas Gerais, esse título pertence ao visionário Gurgel Itaipu. O modelo teve poucas unidades montadas, mas era um projeto muito à frente do seu tempo.


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