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BYD amplia garantia de fábrica dos carros no Brasil para 6 anos
Manutenção

BYD amplia garantia de fábrica dos carros no Brasil para 6 anos

Benefício contempla todos os carros de passeio elétricos e híbridos da BYD; veículos comerciais ganham ampliação de garantia da bateria

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

09 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

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BYD
BYD estende garantia de fábrica para veículos elétricos e híbridos em até 6 anos
Crédito:Alex Silva/Estadão

A BYD anunciou que estendeu o prazo de garantia para a sua linha de carros de passeio elétricos e híbridos. A partir de agora, todos os modelos da categoria passam a ter garantia de 6 anos, independente do limite de quilometragem. Além disso, a marca também aumentou o prazo de garantia para componentes que integram veículos de passeio e comerciais, até mesmo para aqueles que já deixaram as concessionárias.



No caso dos componentes de alta e baixa tensão para carros de passeio, estes também passam a ter garantia de 6 anos. Contudo, outros sistemas que não estão inclusos nos itens anteriores terão a garantia estendida apenas para 3 anos e sem limite de quilometragem. Itens periféricos, por sua vez, passam a ter 6 meses de garantia até 10 mil km rodados.

Híbridos: bateria com garantia de 8 anos

Os carros híbridos da chinesa já possuíam uma garantia de 8 anos para suas baterias. Agora, no entanto, não há mais limite de quilometragem. Além disso, os itens de alta e baixa tensão terão 6 anos de garantia e outros sistemas passam a ter 3 anos do benefício. Enquanto isso, itens periféricos terão garantia de 6 meses e limite de 10 mil km.

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Diogo de Oliveira/Estadão

Em relação aos veículos comerciais (elétricos e híbridos), a bateria passa de 5 anos para 8 anos de garantia, além do limite que sobe para 500 mil km. No caso do motor elétrico, este passa a ter 6 anos de garantia e o limite 150 mil km. Já os componentes de alta e baixa e tensão, a garantia é de 5 anos e o limite 150 mil km. Outros sistema passam a ter 60 mil km do benefício, enquanto os periféricos passam a ter 6 meses de garantia com limite de 10 mil km.

BYD lança linha 2025 do Song Plus

BYD/Divulgação

A nova linha 2025 do BYD Song Plus, inclusive, já fez sua estreia nesta semana com a garantia do veículo estendida para 6 anos. O SUV híbrido plug-in da marca chinesa chega com nova bateria de 18,3 kWh e alcance elétrico maior que o antigo modelo. Desta vez, a capacidade saiu de 50km para 105km no modo elétrico. Assim, a nova bateria agora possibilita um alcance combinado de 1200 km, trabalhando junto do motor a combustão. Agora, o modelo 2025 custa ao futuro proprietário R$ 239.800.

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Oficina Mobilidade

Seis cuidados com o câmbio automático do automóvel

O sistema aumenta o conforto e exige menos intervenções do motorista, mas requer cuidados para preservação do equipamento

31 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Para sair com um carro equipado com câmbio automático, o motorista precisa apenas colocar a alavanca na posição D (drive). Não é necessário se preocupar com as trocas de marcha de acordo com cada situação do trânsito. Essa simplicidade se estende à manutenção, em geral menos frequente do que em veículos com câmbio mecânico. Mesmo assim, o sistema requer alguns cuidados para não apresentar problemas. 

“Recomendam-se a verificação e a troca de óleo conforme determina o manual do proprietário”, afirma Marco Barreto, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Veículos com maior quilometragem acumulada podem apresentar aumento no tempo da troca de marchas ou solavancos. Nesses casos, é bom observar a embreagem e os freios internos da transmissão.”

Barreto destaca a importância de observar as condições da oficina que realizará o serviço. “A manutenção deve ser feita em um local limpo e, se possível, em ambiente controlado, para evitar que impurezas contaminem os componentes internos.” Além disso, existem procedimentos importantes para o câmbio automático não sofrer desgaste desnecessário e prematuro.

1. Alavanca em N

Muitos motoristas têm o costume de tirar o câmbio da posição D (drive) para a N (neutro) quando o veículo está parado por causa do semáforo vermelho, por exemplo. “Os carros automáticos estão programados para funcionar em D mesmo parados. Assim, engatar N aumenta o consumo de combustível. Se o motorista esquecer de retornar à posição D, o carro corre o risco de andar para trás em uma descida e causar uma batida”, explica Barreto.

2. “Banguela”

Jamais engate N para descer na “banguela”. O que muitos motoristas fazem em automóveis com motores carburados não deve ser repetido nos carros com câmbio automático. Além de gastar mais combustível, isso compromete a segurança de todos, porque provoca desgaste excessivo nos freios.

3. Trocas rápidas de marcha

Ao engatar a ré, é comum que o motorista tente executar a troca das posições D para R rapidamente. “Esse movimento causa trancos no câmbio e, com o tempo, leva a defeitos na transmissão. O ideal é sempre fazer as trocas com o automóvel totalmente parado”, afirma o professor da FEI.

4. E o freio de mão?

A posição P (parking) é usada para estacionar o carro automático. Ela aciona uma trava mecânica que imobiliza o câmbio e impede o veículo de se deslocar. Entretanto, é preciso acionar também o freio de mão, porque, sem ele, a trava do câmbio e os coxins de suporte da transmissão podem sofrer danos. O correto ao estacionar, portanto, é passar o câmbio de D para N, acionar o freio de mão, tirar o pé do freio e só então colocar a alavanca na posição P.

5. Sem pegar no tranco

Lembra aquele artifício de fazer o carro carburado pegar no tranco? Nunca tente fazer isso nos automáticos, porque eles não foram projetados para esse tipo de procedimento. “Tal movimento pode bloquear as rodas e danificar a transmissão”, diz Barreto. “Se os componentes da transmissão automática quebrarem por causa disso, o prejuízo certamente será grande.”

6. Não leve tanto peso

Não coloque dentro do carro um peso superior ao recomendado pela fabricante. Dirigir com excesso de peso afeta a suspensão, os freios, o motor e o câmbio automático.