HB20
Vagner Aquino/especial para o Estadão

BYD cola na Honda, RAM supera GWM: ranking das marcas

Fiat continua no topo, seguida por VW e GM, mas há surpresas no pelotão de marcas premium, com Volvo à frente da Mercedes-Benz

Por Vagner Aquino 06 de jun, 2024 · 4m de leitura.

Ao contrário dos carros em si, o ranking das marcas mais vendidas em maio praticamente não sofreu alterações na comparação com abril. De acordo com números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, a Fiat se mantém na liderança e já emplacou 182.297 veículos do começo do ano para cá. Muito disso se deve aos altos números de vendas da picape Strada, a mais emplacada entre todos os automóveis e comerciais leves do País. Na sequência, permanece a VW. E a GM estacionou no terceiro posto da lista.

Surpresa, mesmo, só no fim da lista, onde a Volvo desbancou a Mercedes-Benz e pulou da 20ª para a 19ª colocação de abril para maio. Em números, a marca sueca vendeu 927 unidades a mais de um mês para o outro. Isso, em síntese, se deve às vendas do novo EX30, o SUV compacto com motorização elétrica que a marca lançou há duas semanas. A marca da estrela, no entanto, baixou da 19ª para a 20ª posição.

marcas
EX30 motivou as boas vendas da Volvo (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Entre as fabricantes premium, em síntese, a Audi também perdeu o posto e, agora, quem fecha a lista é a Porsche. A marca alemã ficou na 21ª posição do ranking com suas 2.419 unidades vendidas.

Centrão

Assim como registrado no fechamento de abril, em maio, a BYD ficou colada na Honda. Mas não ultrapassou, afinal, todos os principais players da marca chinesa registraram queda em relação ao mês anterior. Em números, só o Dolphin Mini caiu das surpreendentes 3.143 unidades, em abril, para 2.104, em maio. Do mesmo modo, Dolphin (de 1.619 para 1.145) e Song Plus (1.699 para 1.560) também amargaram baixa nas vendas. Ainda assim, a fabricante se manteve acima da Caoa Chery, que ficou mais uma vez de fora do top ten.

BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini não fez tanto sucesso em maio (Diogo de Oliveira/Estadão)

Longe dos motores eletrificados, quem se deu bem em maio foi a RAM. A marca de picapes, embora não tenha registrado grandes oscilações nos números de vendas em si, continua na frente da GWM (que acaba de lançar a versão intermediária do Haval H6) e da Peugeot. Por fim, Mitsubishi e BMW mantiveram, respectivamente, a 17ª e a 18ª posições. O ranking geral, números registrados no acumulado do ano e o market share de cada fabricante, você confere abaixo.

1ª) Fiat: 182.297 (20,84%)
2ª) Volkswagen: 137.796 (15,76%)
3ª) General Motors: 112.553 (12,87%)
4ª) Toyota: 74.302 (8,50%)
5ª) Hyundai: 68.489 (7,83%)
6ª) Renault: 45.905 (5,25%)
7ª) Jeep: 43.717 (5%)
8ª) Nissan: 34.791 (3,98%)
9ª) Honda: 30.625 (3,50%)
10ª) BYD: 27.226 (3,11%)
11ª) Caoa Chery: 23.004 (2,63%)
12ª) Ford: 15.433 (1,76%)
13ª) Citroën: 12.273 (1,40%)
14ª) RAM: 11.894 (1,36%)
15ª) GWM: 9.989 (1,14%)
16ª) Peugeot: 9.414 (1,08%)
17ª) Mitsubishi: 8.752 (1%)
18ª) BMW: 6.056 (0,69%)
19ª) Volvo: 2.972 (0,34%)
20ª) Mercedes-Benz: 2.933 (0,34%)
21ª) Porsche: 2.419 (0,28%)

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.