carros
Volvo/Divulgação

Geely, líder chinesa, supera BMW e Mercedes em vendas globais

Com 730 mil veículos novos entregues no 1º trimestre, grupo Geely, que tem 31 marcas, supera alemãs de luxo e é novidade no ranking global

Por Thais Villaça 02 de jun, 2024 · 3m de leitura.

O Grupo Geely, dono de 31 marcas (entre elas Volvo, Lotus e Zeekr, por exemplo), é a primeira empresa chinesa a entrar no “Top 10” de vendas mundiais. Com 730 mil unidades entregues em todo o mundo no 1º trimestre de 2024, a holding garantiu a 10ª posição no ranking das montadoras, ficando à frente de marcas tradicionais como BMW e Mercedes-Benz.

De acordo com o jornal Nikkei Asia, o crescimento da empresa foi de 27% no volume de vendas quando comparado ao ano passado. Em 2023, a Geely ocupava o 12º lugar no período. O pódio tinha Toyota, com 2,52 milhões de veículos, Grupo Volkswagen, 2,1 milhões, e Grupo Hyundai, com 1,76 milhão.

Zeekr 001
Com desempenho de Porsche, Zeekr 001 chega em breve no Brasil (Divulgação)

Geely lidera as outras chinesas

Além do bom desempenho da Geely, outras marcas chinesas viram seus volumes aumentarem consideravelmente. BYD, Changan Automobile, Chery Automobile e SAIC Motor entraram para o “Top 20” do ranking global. Somadas, as cinco gigantes orientais cresceram mais de 20% no 1º trimestre de 2024, enquanto a média das montadoras que aparecem na lista foi de 2%.

As exportações tiveram um papel fundamental nesse desenvolvimento. Por esse motivo, inclusive, que países da Europa e Estados Unidos pretendem aumentar o imposto de importação de carros chineses, uma medida protecionista em relação às fabricantes locais. Impulsionada pela Volvo, que registrou aumento de 12%, a Geely cresceu 43% no exterior. Já a BYD disparou com 150% de aumento fora de sua terra natal.

No ano passado, 1,2 milhão de veículos eletrificados foram exportados da China, entre híbridos e elétricos. Isso representa um aumento de 78% sobre 2022. A expectativa é de que esse número chegue a 3,5 milhões nos próximos anos, segundo especialistas. Aliás, o Brasil se tornou recentemente o maior comprador de carros chineses eletrificados do mundo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.