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BYD Dolphin Mini terá na Europa preço menor que no Brasil
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BYD Dolphin Mini terá na Europa preço menor que no Brasil

BYD planeja lançar Dolphin Mini por um preço extremamente competitivo no mercado europeu, o que tem preocupado fabricantes da região

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

23 de mai, 2024 · 5 minutos de leitura.

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BYD Dolphin Mini
Dolphin Mini é o hatch elétrico de entrada da BYD no Brasil e ganhará produção no País na fábrica de Camaçari a partir de 2025
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

A BYD anunciou o lançamento do Dolphin Mini no mercado automotivo europeu no próximo ano. A novidade, no entanto, tem preocupado as fabricantes europeias. A marca chinesa planeja estrear seu subcompacto de entrada por um valor em torno de 10 mil euros, o que tornaria o elétrico um forte competidor na União Europeia.



Além disso, a marca pretende oferecer recursos como piloto automático e carregamento sem fio – o que agregaria mais interesse ao veículo. Mesmo após o adicional de taxas para se enquadrar no padrão europeu, a BYD estima que o Dolphin Mini poderá ser comercializado por menos de 20 mil euros (cerca de R$ 111.000). Vale destacar que este preço é inferior ao do veículo vendido no Brasil, tendo em vista que por aqui o hatch custa R$ 115.800.

BYD Dolphin mais econômicos
Alex Silva/Estadão

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BYD planeja novo elétrico de 25.000 euros

Segundo o site Automotive News, a BYD deve lançar, ainda, um novo elétrico pelo valor de 25.000 euros, antes mesmo da estreia do Dolphin Mini. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da divisão europeia, Michael Shu, durante um evento em Londres. Há também planos para a produção de veículos da marca chinesa em duas fábricas no continente europeu, com a intenção de reduzir os custos e tarifas da União Europeia.

Entre as alternativas encontradas pelas fabricantes rivais estão a joint venture entre a Leapmotor e a Stellantis, por exemplo. Inclusive, esta parceria renderá dois carros elétricos para o mercado automotivo brasileiro ainda este ano. Por outro lado, a Renault está em busca de parceiros para investir em plataforma de carros hatchback.

BYD Dolphin Mini
Diogo de Oliveira/Estadão

Outro ponto que vale destacar é que, embora os EUA imponham tarifas altas para a BYD, na Europa a situação é um pouco diferente. Isso porque as fabricantes da União Europeia possuem uma dependência muito maior da China. Ou seja, as chances de uma retaliação por parte do país asiático são maiores. Assim, o debate em relação a tarifas europeias sobre a BYD pode tomar um rumo diferente, conforme a montadora estenda sua produção no continente.

Dolphin Mini terá produção no Brasil

Após um acordo com o Estado da Bahia, a BYD já tem passe livre para iniciar sua operação na antiga fábrica da Ford em Camaçari, que está fechada desde 2021. Assim, a montadora chinesa confirmou o início das obras, bem como a produção do subcompacto Dolphin Mini no País. O modelo será um dos produtos da marca chinesa fabricados aqui.

Alex Silva/Estadão

A unidade deverá se tornar a maior fábrica da BYD fora da China. Para isso, conta um investimento de R$ 3 bilhões. Com esse montante, a montadora planeja iniciar a operação na fábrica entre o final deste ano e o início de 2025. Assim, a fábrica terá capacidade para produzir cerca de 150 mil carros por ano.

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