Apresentado em novembro de 2021, o BYD Tan EV finalmente começou a ser vendido no mercado brasileiro. O SUV, primeiro elétrico de 7 lugares disponível no país, estava em pré-venda desde sua estreia e, de acordo com a marca chinesa, acumulava mais de 500 pedidos. Agora, o utilitário, que será vendido em versão única, já possui preço e custará nada menos que R$487.590. É mais um modelo 100% elétrico que chega ao País, assim como o recém-lançado Volvo C40.
Como parte do lançamento, a chinesa anunciou que os compradores das primeiras unidades do SUV receberão um carregador Wallbox portátil de 7,2 KWh sem custos. E, para quem se interessar, também divulgou que o modelo estará em exibição no Shopping JK, em São Paulo – onde, além de ver o BYS Tan EV mais de perto, será possível realizar um test-drive.
Tanto o atendimento quanto as vendas serão feitas pelo grupo Eurobike, responsável por inaugurar, na segunda quinzena de março, a primeira concessionária da marca no Brasil. De acordo com o diretor de vendas e pós-vendas da BYD Brasil, Henrique Antunes, a montadora prevê abrir mais 45 lojas até o final deste ano no país.
Como é o Tan EV?
O SUV elétrico chega para rivalizar com modelos do naipe de Audi e-tron, Mercedes-Benz EQC400 e Jaguar I-Pace. Longe do que os outros carros chineses oferecem, por enquanto, aqui no nosso mercado. Além disso, seu posicionamento de preço e conteúdos pode atrair clientes de SUVs a diesel, como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.
A vida a bordo promete ser confortável, de acordo com a lista de equipamentos. Ela contempla itens como piloto automático adaptativo, reconhecimento de faixa, frenagem automática de emergência, dentre outros. Certamente, o ponto alto do Tan EV sem dúvida é a tecnologia.
Além de trazer todos os recursos de segurança semiautônoma, o SUV elétrico chinês tem uma multimídia central de 15,6” flexível. Bem como câmeras de alta resolução até dentro da cabine.
Autonomia de 400 km
Além do luxo, da boa dose de equipamentos e da motorização elétrica de 517 cv e 69,3 mkgf de torque (leia aqui a avaliação completa), um dos destaques do BYD Tan EV são as inovadoras baterias Blade.
Segundo a marca, elas são compostas por células de lítio-ferro-fosfato (LFP), e por isso, mais finas e com maior capacidade de armazenamento, de 800 amperes. O pacote tem capacidade de 86,4 kWh, o que rende autonomia máxima (combinada entre cidade e estrada) de 472 km – dados do Inmetro. Além disso, bastam 30 minutos para recarregar 80% da carga, informa a fabricante.