Você está lendo...
Toyota vai lançar Corolla elétrico com baterias blade da chinesa BYD
Mercado

Toyota vai lançar Corolla elétrico com baterias blade da chinesa BYD

BYD e Toyota planejam lançar um novo sedã elétrico inspirado no Corolla com preço acessível; modelo será apresentado em 2022 na China

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

11 de dez, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota corolla descontos
Ação solicita dados pessoais da vítima e pede para baixar aplicativos duvidosos
Crédito:Toyota/Kelly Buarque/Divulgação

Parece que a Toyota está desenvolvendo um novo sedã elétrico para o mercado chinês em parceria com a montadora BYD. Pois é, não é a primeira vez que ouvimos falar dessa colaboração. Contudo, de acordo com a agência Reuters, tudo indica que a marca japonesa está mesmo desenvolvendo seu Corolla elétrico com lançamento já para 2022.

Embora não tenhamos nenhuma confirmação das marcas até o momento, sabemos que a Toyota pode aproveitar, e muito, as baterias Blade da BYD. Isso porque, além de serem mais compactas e facilitarem o processo, essas baterias são consideradas seguras e vão reduzir os custos de produção dos modelos. Assim, tornaria o Corolla elétrico mais acessível ao público.

Para se ter uma noção, segundo o site norte-americano Carscoops, a ideia é que o sedã elétrico da Toyota fique abaixo de sedãs premium que são vendidos na China. Como, por exemplo, o Nio ET7 (fabricante chinesa de automóveis com sede em Xangai), que custa a partir de ¥ 200.000. Ou seja, o equivalente cerca de R$ 176 mil na conversão direta.

Publicidade


BYD
BYD/Divulgação

Novo Corolla?

O que está circulando no mercado é que o novo carro elétrico da montadora japonesa tem grande inspiração no Toyota Corolla. No entanto, seria mais espaçoso no banco traseiro, dando a entender que o entre-eixos será relativamente maior.

Ainda, vale mencionar que o sedã será o segundo carro totalmente elétrico da marca. Ele virá logo depois do SUV bZ4X, que faz parte da nova linha com zero emissões de carbono da Toyota, batizada de ”bz” (Beyond Zero). O modelo, que foi feito com base na plataforma eTNGA, estreou recentemente nos EUA e chegará ao mercado em 2022.




Lançamento

A novidade, fruto da parceria entre Toyota e BYD, será revelada oficialmente no Salão do Automóvel de Pequim, que vai acontecer em abril de 2022. A versão de produção, nesse caso, surgirá na sequência.

Por ora, não há maiores detalhes sobre como vai ser o Corolla elétrico – nem mesmo o nome está confirmado. Mas, é de se esperar que, por se tratar de uma parceria local, o carro elétrico seja vendido somente na China, sem previsão de chegar a outros mercados.

bateria blade
Divulgação/BYD

Parceria entre marcas

Em meados de 2019, a Toyota e a BYD anunciaram a parceria entre as montadoras. O intuito inicial era unir forças para construir carros elétricos acessíveis ao mercado de automóveis. Sendo assim, afirmaram que iriam desenvolver sedãs e utilitários esportivos para o mercado chinês antes de 2025. E parece que estão cumprindo a promessa.

Aqui no Brasil, a BYD já trabalha com uma gama de veículos elétricos há algum tempo. No entanto, veio com ainda mais força durante 2021. Dois modelos da marca que são exemplo disso é o sedã Han EV, que chegou recentemente ao Brasil, e o SUV Tan EV, que estreia em março de 2022. O Jornal do Carro inclusive acelerou o SUV de 7 lugares Tan.

Agora, resta esperar pelo começo de 2022 para ver se esse novo sedã elétrico da Toyota será mesmo baseado no medalhão Corolla.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião