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BYD Yuan Up é SUV elétrico de entrada que pode vir ao Brasil
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BYD Yuan Up é SUV elétrico de entrada que pode vir ao Brasil

Yuan Up estreia na China em março como novo SUV elétrico de entrada da BYD; modelo compacto pode vir ao Brasil brigar com T-Cross e Creta

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

27 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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BYD
BYD Yuan Up pode ter motor elétrico de até 176 cv
Crédito:Divulgação/BYD

A BYD vai lançar um novo SUV elétrico na China. Trata-se do compacto Yuan Up, que apareceu em imagens de patentes no final de 2023. De acordo com a imprensa internacional, o modelo vai chegar com preços competitivos. Dessa forma, ficará posicionado como SUV elétrico de entrada da montadora chinesa. Aliás, pode ter muito potencial para chegar em outros mercados, como o Brasil. Pelo porte, ele rivalizaria com modelo como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, por exemplo. Mas, ainda não há previsão.

Seja como for, em design, o modelo traz elementos que lembram outros carros da marca como o Yuan Plus e o Song L. Na dianteira, o para-choque tem um quê de desenho vindo da BMW. Além disso, nota-se os faróis de LEDs são mais afilados. Nas laterais, é possível notar a carroceria com linhas retas e linha de cintura bastante elevada, tendência nos SUVs atualmente. Há também maçanetas embutidas nas portas. Já na traseira, por exemplo, o para-choque acompanha o desenho da dianteira, bem como também lanternas em LEDs.



Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

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Em termos de tamanho, o Yuan Up mede 4,31 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,62 metros de entre-eixos. Ou seja, um porte parecido com o do T-Cross, por exemplo, que traz 4,19 m de comprimento. Dessa forma, chegará no portfólio como opção abaixo do irmão Yuan Plus.

Por dentro

Na cabine, o SUV também herda alguns detalhes de outros modelos da marca. O grande destaque é a central multimídia giratória de 12,8 polegadas. Além disso, chama atenção o painel de instrumentos digital de 8,8”. Os bancos, que imitam couro, são texturizados e o acabamento mistura tons de cinza com uma cor rosada. O que chama atenção é o logotipo chinês no volante, que também está presente na grade dianteira. Entre os equipamentos estão o head-up display e carregador de celular por indução. No entanto, a BYD ainda não divulgou os recursos de auxílio ao motorista.

Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

SUV elétrico da BYD pode ter duas opções de motores

Até o momento, a BYD ainda não divulgou as informações sobre motorização. No entanto, espera-se uma configuração com 176 cv de potência máxima. Contudo, fontes afirmam haver uma versão menos potente, com 95 cavalos. No quesito bateria, o modelo provavelmente conta com uma unidade Blade, exclusiva da BYD. Assim, especula-se as opções de 32 kWh e 45 kWh. Ou seja, poderia ter até 401 km de autonomia, segundo o padrão chinês.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.