Você está lendo...
Renault 5 renasce como carro elétrico com preço de BYD Dolphin
Lançamentos

Renault 5 renasce como carro elétrico com preço de BYD Dolphin

Compacto de sucesso da Renault nos anos 70 e 80, R5 retorna elétrico, com até 400 km de alcance elétrico e visual que remete ao clássico

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

27 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Renault 5 E-Tech remete ao hatch dos anos 70 com conjunto elétrico e toques futuristas
Crédito:Renault/Divulgação

O Renault 5 E-Tech foi oficialmente revelado ao público durante o Salão de Genebra, e guarda certa semelhança com seu antecessor, lançado em 1972. O modelo manteve boa parte dos itens vindos do conceito, apresentado ainda em 2021, e agora ocupa a posição de elétrico de entrada da marca, em substituição ao Zoe.

Totalmente elétrico, o modelo promete um alcance elétrico de até 400 km, e tem um preço que começa em 25 mil euros, o equivalente a R$ 135 mil reais, aproximadamente. Estabelecendo o comparativo com o Brasil, o valor é próximo do pedido por um BYD Dolphin, por exemplo. Desenvolvido durante três anos, é o primeiro modelo a utilizar a plataforma AmpR Small, arquitetura elétrica para modelos compactos.



Por fora, a silhueta remete ao R5 original, com detalhes atualizados e modernos. Por dentro, os destaques ficam por conta da interna, que mesmo apresentando itens atuais, como um painel de instrumentos que se estende até a central multimídia, ainda consegue remeter ao passado, onde costuras no painel lembram o modelo pioneiro.

Publicidade


Renault/Divulgação
Interior mescla o moderno com toques do R5 original dos anos 70 (Renault/Divulgação)

Completando a modernidade interna, o novo Renault 5 inclui um novo sistema de entretenimento feito com base no Google, que dá acesso aos aplicativos do mesmo, por exemplo. Além disso, outra novidade é o assistente virtual Reno, que faz sua estreia no R5, e tem acesso às funcionalidades do Chat GPT.

A plataforma AmpR Small, também conhecida por CMF-B EV, permite ao modelo uma única configuração, com motor e tração localizados na dianteira. Falando de motor, a unidade, derivada do conjunto utilizado no Megane E-Tech e Scenic E-Tech, tem três níveis de potência: 70 kW (95 cv), 88 kW (120 cv) e por fim o mais potente, com 110 kW (150 cv). 


Renault 5 E-Tech tem alcance elétrico de até 400 km

Renault/Divulgação
Renault/Divulgação

Alimentando o conjunto, duas baterias estarão disponíveis: uma de 40 kWh e outra de 52 kWh. Isso se traduz em um alcance elétrico de 300 km e 400 km, respectivamente. Outro destaque é a suspensão traseira multi-link, que junto do baixo centro de gravidade, pode conferir ao carrinho uma boa dirigibilidade.

Renault/Divulgação
Renault/Divulgação

Seja como for, o Renault 5 E-Tech terá pela frente rivais de peso. Entre eles, estão o futuro VW ID.2, Peugeot e-208, Citroën e-C3, Mini Cooper Elétrico e Fiat 500e. Outros rivais a serem batidos pelo hatch francês são os chineses BYD Dolphin e GWM Ora 03, que começam a ganhar espaço no mercado europeu.

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03 e BYD Dolphin: os chineses elétricos de R$ 150 mil


Deixe sua opinião