Você está lendo...
Caoa Chery registra no Brasil o Exeed TXL, SUV de luxo derivado do Tiggo 8
Mercado

Caoa Chery registra no Brasil o Exeed TXL, SUV de luxo derivado do Tiggo 8

SUV de 7 lugares da futura Caoa Exeed teve desenhos industriais publicados na revista do INPI, mas só deve chegar em 2022

Emily Nery, para o Jornal do Carro

26 de mai, 2021 · 5 minutos de leitura.

Exeed TXL
Exeed TXL
Crédito:Divulgação/Exeed

Quando a Caoa Chery anunciou as novidades para 2021, no final do ano passado, confirmou a chegada da Exeed, a marca de luxo da montadora chinesa. Cinco meses após o anúncio, a empresa acaba de registrar os desenhos industriais no Brasil do Exeed TXL, o "primo rico" do Tiggo 8. Assim, a montadora reforça o engajamento pelo mercado premium.

A homologação do TXL foi publicada da revista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e deverá ser o segundo modelo da nova marca que desembarcará no Brasil. O primeiro será o SUV LX, uma versão luxuosa do Tiggo 7 com lançamento previsto para o 2º semestre.

Exeed TXL
Divulgação/Exeed

Cabe enfatizar que todos os modelos da Exeed utilizam a mesma plataforma dos Tiggos já feitos por aqui pela Caoa. Consequentemente, facilita a nacionalização da nova gama de produtos.

No caso do TXL, o SUV de sete lugares é uma versão ainda mais chique do Tiggo 8 Plus, que por sua vez vem ao Brasil como uma opção premium ao Tiggo 8. Contudo, o visual do Exeed se distingue dos modelos da Chery.

Estilo próprio

Enquanto o foco na dianteira do Tiggo 8 é a enorme grade do radiador, o Exeed TXL chama atenção pelo grande para-choque com barras horizontais na mesma cor da carroceria. Desse modo, elas percorrem toda a frente do veículo e "unem" as luzes diurnas de LED posicionadas na vertical.


Na porção superior, uma barra na cor preta leva o nome "Exeed", escrito por extenso, e que se junta aos faróis, formando um só elemento.

Exeed TXL
Divulgação/Exeed

Na traseira, o conjunto ótico lembra o do atual Tiggo 8 por causa do formato das lanternas e do filete de luz que as une. No caso do TXL, uma barra cromada acompanha o fio de luz. Além disso, o para-choque foi redesenhado. Agora apresenta uma nova moldura para as saídas do escapamento, e novo um posicionamento das luzes refletivas.


Interior requintado

Assim como o Tiggo 8 Plus, o TXL emprega um telão de 24,6" que funciona como central multimídia e painel de instrumentos. No largo console central, há uma tela para controle dos assentos, bem como do ar-condicionado.

Exeed TXL
Divulgação/Exeed

Ele também deverá oferecer frenagem autônoma de emergência, câmeras 360° de alta resolução e sistema de climatização digital, por exemplo.


Na China, o SUV adota o mesmo trem de força do Tiggo 8, formado pelo motor 1.6 GDI de 187 cv. Associado a ele, a Exeed também utiliza o câmbio automático de sete marchas.



Quando virá ao Brasil?

Caso a Chery decida trazer o SUV de sete lugares, ele não deve chegar antes de 2022. Isto porque, o Exeed LX chegará ao Brasil primeiro, e, até o final do ano, o Tiggo 8 Plus também estará nas lojas.

Portanto, é provável que a montadora espere a reação do público ao novo SUV médio antes de introduzir um outro produto com a mesma proposta.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Caoa Chery Tiggo 7 PRO 22/23
Oferta exclusiva

Caoa Chery Tiggo 7 PRO 22/23

Deixe sua opinião