Você está lendo...
Carro autônomo da Cruise, empresa da GM, pode ser proibido na Califórnia
Notícias

Carro autônomo da Cruise, empresa da GM, pode ser proibido na Califórnia

Um carro autônomo da Cruise, chamado de “robotáxi”, está envolvido em um acidente que aconteceu em outubro na Califórnia (EUA)

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

27 de out, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

carro autônomo cruise
Cruise pode perder licença para testar carros autônomos na Califórnia
Crédito:Créditos: @PopRag (via twitter)

A Cruise, empresa subsidiária da GM, tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia (EUA) desde fevereiro de 2022. No entanto, essa situação pode mudar em breve. Isso porque, no começo do mês de outubro, um carro autônomo da marca, chamado de “robotáxi”, se envolveu em um acidente na cidade de São Franciso. E a repercussão tem causado muito alarde.

De acordo com o site Autoevolution, testemunhas oculares viram uma mulher sendo atropelada no cruzamento das ruas Market e 5th no dia 2 de outubro. O impacto, aliás, fez com que a vítima parasse na pista do lado, logo a frente de um dos protótipos da Cruise. Dessa forma, o modelo autônomo também atropelou a mulher, que ficou presa embaixo do eixo traseiro após o veículo parar. Aliás, o motorista que causou o primeiro acidente fugiu do local, sem prestar socorro.



carro autônomo cruise
Créditos: @PopRag (via twitter)

Publicidade


Cruise omitiu informações

Após o ocorrido, a Cruise emitiu uma nota afirmando que alegando que o acidente não havia sido provocado por um de seus veículos. Seja como for, o DMV (órgão responsável por veículos motorizados nos EUA) abriu uma investigação para estudar o caso. No entanto, logo em seguida, o órgão descobriu que o vídeo recebido para investigação havia passado por uma edição e corte de momentos. Ou seja, a Cruise recebeu uma acusação de “omitir” informações críticas de segurança.

A agência confirmou que as câmeras a bordo do modelo da Cruise mostravam a vítima caindo do capô do outro carro e parando na frente do “robotáxi”. Mas, a parte a seguir não foi revelada. No entanto, logo após parar, o carro autônomo voltou a andar e percorreu mais 6 metros a uma velocidade de 12 km/h. Ou seja, causando mais ferimentos para a vítima.

cruise
Cruise/Divulgação

De acordo com o DMV, as informações vieram de outra agência governamental. Dessa forma, com o vídeo completo em mãos no dia 13 de outubro, o órgão solicitou a suspensão das licenças da Cruise para a condução de veículos autônomos na Califórnia alegando “risco irracional”yu para a segurança pública. A omissão de informações do acidente também está em processo.

Sem licença para carro autônomo

Respeitando a ordem judicial, a Cruise suspendeu a operação de veículos autônomos logo em seguida. Seja como for, com esse processo, é bem capaz que a Cruise desapareça do mercado em breve. Afinal, de acordo com o site, a empresa já passava por um processo de perdas desde o começo de 2023. Apenas no terceiro trimestre do ano, a Cruise teria perdido cerca de US$ 732 milhões. Ou seja, aproximadamente R$ 3 bilhões. Assim, a empresa pode deixar de existir nos EUA em breve.  

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Elétrico Mach-E tem estilo de Mustang, mas sem ronco do V8
Deixe sua opinião