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Novo BMW X7 chega ao Brasil com 7 lugares e motor de mais de 500 cv
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Novo BMW X7 chega ao Brasil com 7 lugares e motor de mais de 500 cv

Com visual parrudo e muita tecnologia, BMW X7 chega com preço na casa de R$ 1 milhão e motor 4.4 V8 de 530 cavalos de potência

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

27 de out, 2023 · 5 minutos de leitura.

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BMW X7
BMW X7 M60i tem como trunfos a potência e a tecnologia embarcadas
Crédito:BMW/Divulgação

Chega oficialmente ao Brasil o novo BMW X7, SUV grande da marca, que foi apresentado ao mercado global ainda no ano passado. Agora com visual redesenhado, e também portando a enorme grade frontal, nova linguagem de design da marca, o modelo chega ao País inicialmente em versão única, a M60i, munida de motor V8 e 530 cv.

Na dianteira, os faróis são divididos, onde os de baixo atuam como faróis propriamente ditos, e acima, estão as luzes diurnas, de LED. O para-choque dianteiro tem vincos mais recortados, e na traseira, poucas mudanças. O modelo ainda preserva as lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas, por exemplo.



BMW/Divulgação

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Por dentro, o X7 ganha em tecnologia. Assim, acompanhando a tendência implantada pelo elétrico iX, o painel foi inteiramente redesenhado. Uma das novidades são as telas, do painel de instrumentos, com 12,3 polegadas, e da multimídia, de 14,9 polegadas, abrigadas em um conjunto único horizontal. Além disso, agora a alavanca de câmbio terminou substituída por um novo comando, sem manopla, e novas entradas de ar fazem parte do conjunto interno.

Entre as novidades, estão os bancos revestidos com Couro Merino (assim como no elétrico i7), rodas de 22 polegadas, ar-condicionado de cinco zonas, e portas com fechamento soft-close. Além disso, há também bancos com ventilação e aquecimento, porta-copos com refrigeração ou aquecimento, teto solar Sky-Lounge, sistema de som Bowers & Wilkins Diamond com mais de 1500W, e mais.

Outros destaques são a direção ativa com esterçamento das rodas traseiras, sistemas automatizados de direção, avisos de colisão frontal e saída de faixa, controle de cruzeiro com stop&go e parking assist. Há também o Digital Key Plus, sistema de chave virtual com modelos compatíveis de iPhone e smartphones Samsung Galaxy, que dispensam a chave física.


Motor BMW 4.4 V8 TwinPower entrega 530 cv de força

BMW/Divulgação

Para mover o modelo, o motor 4.4 V8 TwinPower de 530 cv e 76,4 mkgf de torque, atrelado a uma transmissão automática de oito marchas, e tração integral. Segundo a BMW, o X7 nessa configuração tem velocidade máxima de 250 km/h, e faz de 0 a 100 em apenas 4,7 segundos, por exemplo. Além disso, todos os modelos chegam com o programa BSI (BMW Service Inclusive) gratuito, pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro).

O modelo chega nas seguintes cores: Branco Mineral, Azul Marina Bay, Cinza Manhattan,Branco Alpino, Preto Carbono, Preto Safira, Cinza Brooklyn e Cinza Skyscrapper. Além disso, por dentro, a interna pode ter as cores Ivory White, Preto, Coffee ou Tarfuto. Por fim, seu preço sugerido é de R$ 1.154.950.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.