O BYD Dolphin, carro mais barato da marca chinesa, acaba de chegar à linha 2023. Entre os destaques está o maior número de equipamentos. O hatch está no planos da BYD para o Brasil e deve ser lançado aqui ainda neste ano com preço abaixo dos R$ 200 mil. O modelo foi mostrado no Salão de Guangzhou com novas soluções de tecnologia e conforto. No Brasil, as vendas devem começar no segundo semestre.
O Dolphin, a princípio, oferece sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera panorâmica de alta definição e bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico. Além disso, há sensor de obstáculos e retrovisores elétricos rebatíveis. Agora, resta saber se a meta da BYD de manter o hatch elétrico abaixo dos R$ 200 mil será mantida no Brasil. Afinal, com os novos equipamentos a régua de preços deve subir.
Por dentro, continuam em cena o quadro de instrumentos com tela de 5 polegadas e a central multimídia com tela rotativa de 12,8″, assim como a do sedã Han. Já o apoio de braço central traseiro é novo.
Dois níveis
O BYD Douphin tem motor elétrico dianteiro com potência equivalente a 95 cv e torque de 18,3 mkgf na configuração base. Já a de topo de linha tem, respectivamente, 176 cv e 29,6 mkgf. Segundo a marca, o mais potente pode acelerar o hatch de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 segundos. Cabe salientar que a lista de novos equipamentos inclui modo de condução, voltado ao conforto.
As baterias laminares do Dolphin, que utiliza a e-platform 3.0 da BYD, têm duas configurações. Na versão de entrada elas são de 30,7 kWh e, nas de topo, tem 44,9 kWh. Desse modo, a autonomia do carro 100% elétrico chinês varia de 300 km a 400 km, de acordo com a marca.
As medidas do elétrico da BYD não mudaram. Ou seja, o hatch tem 4,13 metros de comprimento e 2,70 m de distância entre os eixos. Para comparação, o Douphin tem porte parecido com o de modelos com o Peugeot e-208 e o Renault Zoe, por exemplo.
Na China, os preços partem de 116.800 yuan. Isso dá pouco mais de R$ 92 mil, na conversão direta.