A corrida pela eletrificação se torna cada vez mais acirrada ao redor do mundo, bem como a disputa para lançar modelos mais acessíveis. Agora, a startup norte-americana Mullen Automotive acaba de lançar o carro elétrico mais barato do mundo. Trata-se do I-Go, que estreou na China pelo preço de US$ 9,3 mil. Ou seja, cerca de R$ 50 mil na conversão atual direta. Para se ter uma ideia, o Renault Kwid E-Tech é atualmente o elétrico mais barato do Brasil, à venda por R$ 146.990. Inclusive, até mesmo a versão a combustão é mais cara que o carrinho elétrico.
O modelo foi projetado pela empresa chinesa Henen Henry Siying Vehicle e, além de ser vendido no País asiático, também faz parte de outros mercados. Esse é o caso, por exemplo, da Europa, em países como França e Espanha. ”O Mullen I-Go foi projetado para lidar com o stop/go frequente das ruas estreitas da Europa. Além de ser mais rápido, ele diminui os níveis de poluição e congestionamentos”, revelou o site oficial.
De acordo com a própria fabricante, o I-Go surgiu para ser uma opção barata no mercado, podendo ocupar até 4 pessoas. No entanto, o foco principal são as vendas diretas. Principalmente para empresas que desejam um modelo para uso em locais restritos e fechados. É o caso de aeroportos, empresas e condomínios. Seja como for, ele tem como objetivo o uso urbano.
200 km de autonomia
Sob o capô, o compacto possui uma bateria de 16,5 kWh. Dessa forma, consegue alcançar cerca de 46 cv de potência e 10,4 mkgf de torque máximo. Por sua vez, a velocidade máxima é de 100 km/h. Com esse conjunto, o modelo consegue rodar em média 200 km. Com um tamanho compacto, o minicarro pesa apenas 795 kg. Mas, claro, não possui muito espaço interno.
Segundo a marca, o próximo País a receber o EV é a Alemanha, a partir de dezembro de 2022. No entanto, por lá, o preço será um pouco mais alto. O modelo chegará pelo valor inicial de US$ 12 mil. Algo em torno de R$ 64 mil, sem taxas.
Outras opções
Na China, há mais algumas opções para quem se interessar por compactos movidos a baterias e baratos. Esse é o caso do Wuling Hong Guang Mini EV, modelo elétrico mais vendido na China, e que acaba de ganhar uma versão conversível. No país asiático, desbanca o Tesla Model Y, elétrico mais vendido até agosto. A marca ainda não divulgou os preços. Mas o mini conversível deve ficar na faixa dos 80 mil yuans, ou seja, cerca de R$ 60 mil. Assim, perdeu o posto de modelo mais barato para o I-Go.
Ao todo, o pequeno hatch, feito em parceria com a General Motors, mede 3,05 metros de comprimento e tem só 2,01 m de entre-eixos. Apesar de compacto, sua estrutura tem 65% de aços de alta ultra resistência, conferindo uma célula resistente. No visual, tem inspiração na versão original, Game Boy. Assim, a estética é “quadrada”.
O carrinho é equipado com um motor de 30 kW, o equivalente a 41 cv de potência. O torque supera o de muitos modelos 1.0 flex e gera 11,2 mkgf instantâneos. Com esse conjunto, o hatch consegue atingir uma velocidade máxima de 100 km/h. O pacote de baterias é de 26,5 kWh. Assim, o modelo tem autonomia de 280 km com a carga completa. Mas vale dizer que o alcance é inferior à versão Game Boy, que tem 20 km a mais (300 km).