Não faz nem uma semana que o limite para isenção do IPI dos carros PCD subiu de R$ 70 mil para R$ 140 mil, e algumas montadoras já retomaram a venda para este público. Assim, modelos como Jeep Renegade e Citroën C4 Cactus ganham, além da isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados, um desconto oferecido pela própria fabricante.
Cabe ponderar, no entanto, que as condições especiais disponibilizadas pelas próprias montadoras visam, na falta da isenção do ICMS, jogar para baixo o preço do produto. Mesmo assim, o mercado para PCD não é o mesmo de antes.
Um dos principais motivos é que, para receber o abono do ICMS, o carro deve custar até R$ 70 mil. Mas o valor é incompatível com os modelos 0-km com câmbio automático, que já ultrapassaram esse teto. Agora, a alteração do limite de preço vale somente para isenção do IPI. A dispensa ICMS, de natureza estadual, continua respeitando os R$ 70 mil.
Outro ponto é o teto do IPI. Conforme noticiamos no Jornal do Carro, antes de 1° de março de 2021, data da publicação da MP 1034/2021, a isenção do IPI para carro PCD não precisava respeitar um teto de preço. Qualquer automóvel, desde que destinado à PCD, poderia receber o abatimento do imposto.
Depois da sanção pelo Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no começo de março, a isenção de IPI passou a limitar-se em até carros de R$ 70 mil. Agora, esse limite subiu para R$ 140 mil. Ainda sim, excluiu alguns modelos de serem oferecidos para PCD, como é o caso do Volkswagen Taos e do Caoa Chery Tiggo 8, por exemplo.
Veja a seguir quais modelos para PCD já têm condições especiais:
Jeep Renegade
Todas as versões do Renegade com motor 1.8 flexível custam abaixo dos R$ 140 mil. Todavia, a Jeep disponibiliza um desconto adicional de até 12% sobre o preço com o incentivo. Desse modo, o SUV fica até R$ 25 mil mais barato em relação ao preço para pessoa física.
A montadora oferece condições especiais nas versões Sport, Longitude e Limited. A oferta é válida até 4 de agosto ou até quando durarem os estoques. Veja uma simulação dos novos valores para PCD:
- Sport AT Flex: de R$ 103.890 por R$ 84.235
- Longitude AT Flex: de R$ 123.590 por R$ 97.981
- Limited AT Flex: de R$ 129.490 por R$ 104.992
Citroën C4 Cactus
O único carro comercializado pela marca francesa atualmente recebe um bônus extra de até R$ 13 mil quando destinado ao público PCD. Desta forma, as quatro versões do utilitário compacto são beneficiadas, tanto as que empregam o motor 1.6 aspirado de 118 cv, quanto as que utilizam o motor 1.6 THP de até 173 cv.
- Live: de R$ 103.590 por R$ 85.858
- Feel: de R$ 111.590 por R$ 88.468
- Feele Pack: de R$ 115.590 por R$ 94.763
- Shine Pack: de R$ 131.590 por R$ 107.880
E quanto as outras montadoras?
Volkswagen, Chevrolet e Honda são algumas das montadoras que destinavam boa parte de seus emplacamentos para PCD. Quando procurados pelo Jornal do Carro, os concessionários afirmaram que ainda estão esperando um posicionamento das marcas para firmar às vendas para esse público.
Vale lembrar que a nova lei nº 14.183 foi publicada na última quinta-feira (15) e, portanto, algumas marcas ainda podem estar restabelecendo a política de vendas PCD.
No caso da Toyota, por exemplo, a marca afirmou que “sempre estuda todas as oportunidades para atender aos mais variados perfis de consumidores, inclusive os PCDs. Por isso, neste momento, o nosso portfólio continua o mesmo, com os preços sugeridos alinhados com o varejo”.
Jeep Compass não terá versão PCD (por enquanto)
Em contato com o Jornal do Carro, a Jeep afirmou que “não prevê oferecer uma versão PCD do Compass com preço abaixo dos R$ 140 mil”. Ou seja, no portfólio da montadora, o Renegade será o único disponível para PCD. Entretanto, caso a Toyota crie uma versão do Corolla Cross por R$ 139.990, não será surpresa ver surgir um Compass para PCD. Isso porque os modelos estão duelando pela liderança entre os SUVs médios.