O pacote de incentivos à indústria automobilística anunciado pelo governo brasileiro ainda não foi detalhado. As próximas informações só vão chegar dentro de 15 dias, após o decreto federal. Entretanto, já é possível afirmar que a maioria dos SUVs ficará de fora, já que os descontos no IPI e no PIS/Cofins serão limitados aos carros de até R$ 120 mil. Afinal, quase nenhum SUV à venda hoje no Brasil custa abaixo do teto anunciando pelo vice-presidente e ministro da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin.
A redução no preço do “carro popular” levará em conta alguns fatores como, por exemplo, eficiência energética (menor emissão de CO2) e a quantidade de peças nacionais presentes em cada modelo. E, diferente do que se esperava, não haverá redução de ICMS, que é um imposto estadual. Seja como for, não há como saber exatamente o quanto os preços vão baixar. Afinal, o percentual de redução vai de 1,5% a 10,96%. Porcentagem, esta, que foi atualizada – de início, Alckmin anunciou até 10,79% de redução.
SUVs ‘pelados’ são a solução?
O fato é que, no Brasil, os SUVs são uma preferência nacional. Tanto que apenas no primeiro trimestre de 2023, a categoria foi responsável por 46,33% das vendas. Dessa forma, é possível que as montadoras se mobilizem para lançar versões mais em conta de seus principais SUVs, tal como farão com os carros de entrada. Afinal, também aumentará o volume de compra. Mas esse é um assunto nebuloso, já que uma opção ‘pelada’ pode não atrair o comprador.
O Jornal do Carro chegou a conversar com o consultor da ADK Automotive, Paulo Garbossa, sobre o assunto. De acordo com o especialista, além da maioria dos consumidores prezar pelo conforto, há uma série de peças que complicam o barateamento do preço final. Esse é o caso, por exemplo, de airbags e freio ABS, que são exigidos por lei.
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Desse modo, Garbossa defende que a única saída é “todo mundo dar a sua parcela de contribuição”. Ou seja, para que o carro volte a ser mais barato, precisa haver cortes de todos os lados. Assim, tanto o governo precisa cortar imposto, quanto as montadoras têm de cortar os lucros.
Preço dos SUVs vai baixar com incentivos fiscais?
Atualmente, o posto de SUV mais barato do Brasil fica com o Fiat Pulse, que parte de R$ 100.990 na versão de entrada com motor 1.3 flex de 107 cv. Se utilizarmos como base o desconto máximo de 10,96%, o utilitário da marca italiana passaria a custar R$ 89.922. Ou seja, um desconto de R$ 11 mil na tabela. Além dele, há apenas mais seis modelos que ficam abaixo do teto de R$ 120 mil. A seguir, o JC taz uma lista com os 10 SUVs mais baratos do mercado brasileiro no momento e uma estimativa dos valores com os cortes no IPI e no PIS/Cofins.
Os 10 SUVs mais baratos do Brasil e os preços estimados com a redução de impostos
- Fiat Pulse Drive 1.3 – de R$ 100.990 para R$ 89.922
- Peugeot 2008 Allure 1.6 – de 102.990 para R$ 91.702
- Citroën C4 Cactus Live 1.6 – de R$ 108.990 para R$ 97.045
- Renault Duster Intense 1.6 – de R$ 112.990 para R$ 100.606
- Nissan Kicks Active 1.6 – de R$ 112.990 para R$ 100.606
- Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI – de R$ 116.550 para R$ 103.776
- Hyundai Creta Action 1.6 – de R$ 116.590 para R$ 103.811
- Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI – R$ 127.390 (ultrapassa o teto)
- Chevrolet Tracker AT – R$ 127.690 (ultrapassa o teto)
- Hyundai Creta Comfort 1.0 – R$ 132.890 (ultrapassa o teto)
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