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Aceleramos a Ford Maverick Hybrid, primeira picape híbrida no Brasil; veja o vídeo
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Aceleramos a Ford Maverick Hybrid, primeira picape híbrida no Brasil; veja o vídeo

Ford Maverick Hybrid tem mesmo preço de R$ 244.890 da versão Lariat FX4, mas combina motores 2.5 a gasolina e elétrico e faz até 15,7 km/l

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

25 de mai, 2023 · 11 minutos de leitura.

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Ford Maverick
Ford Maverick chega ao País oficialmente importada do México
Crédito:Vagner Aquino/Jornal do Carro

O mercado de picapes nunca esteve tão em alta no Brasil. Por isso, a Ford lançou a Maverick no País logo no começo de 2022 como opção abaixo da Ranger. Pelo tamanho, o modelo veio desafiar a Toro. Mas até agora não abalou as vendas da picape da Fiat. Entretanto, a partir desta quinta-feira (25), a marca norte-americana passa a disponibilizar a Maverick Hybrid. O preço é exatamente igual ao da versão Lariat FX4: R$ 244.890.



Ford Maverick Hybrid: como é a primeira picape híbrida do Brasil

O principal atrativo do modelo mexicano é ser a primeira picape com mecânica híbrida no País. Assim, no lugar do potente motor 2.0 turbo EcoBoost a gasolina de 253 cv, a Maverick Hybrid traz o 2.5 de quatro cilindros – também a gasolina – conectado a outro motor elétrico. Juntos, desenvolvem potência de 194 cv e 21,4 mkgf de torque máximo. Além disso, ao contrário da configuração FX4, que tem tração integral, a picape híbrida tem tração dianteira.

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Já que começamos pela mecânica, vamos às vantagens do modelo da Ford frente à Fiat Toro Ultra a diesel. Na Maverick Hybrid, um dos destaques é a autonomia de 800 km. Mas não tem mágica. Para conseguir economizar combustível e energia, o motorista evidentemente precisa acelerar de forma moderada, sobretudo na cidade. Assim, vai aproveitar melhor a regeneração de energia a partir das frenagens e constantes paradas.

De acordo com a Ford, são 15,7 km/l na cidade, 13,6 km/l na estrada e 14,6 km/l de consumo combinado. O tanque de combustível tem 57 litros. Já a bateria de células de íons de lítio tem potência de 27 kW e capacidade de 1.1 kWh.

Ford Maverick Hybrid picape híbrida
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Números de aceleração

Apesar do foco na economia de combustível, a Maverick Hybrid tem números interessantes. A aceleração de zero e 100 km/h, por exemplo, leva 8,7 segundos. Portanto, um pouco mais lenta que a configuração 2.0 EcoBoost, que realiza o feito em menos de 8 segundos. Acelerações e retomadas são vigorosas na picape da Ford. O torque aparece inteiro a 4.000 rpm.

Quem ajuda no desempenho é o câmbio e-CVT. À primeira vista, algumas pessoas podem estranhar o seletor giratório no lugar da alavanca. Mas é bem prático. De acordo com a Ford, a transmissão faz as trocas de tração entre elétrica e a combustão de forma automática. Inclusive, a tecnologia permite adaptação ao modo de condução escolhido. São cinco: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo. Assim, alteram as respostas da picape ao volante.

Neste primeiro contato, agradou o isolamento acústico e o silêncio a bordo, principalmente na cidade, onde se prioriza o uso do motor elétrico. O sistema de suspensões (independente McPherson na frente e eixo de torção atrás) tem amortecedores hidráulicos, para moderar os chacoalhões. A direção tem respostas rápidas e a ergonomia é ótima.


Ford Maverick Hybrid picape híbrida
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Nada de controles semiautônomos

A Maverick Hybrid não tem recursos semiautônomos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de manutenção de faixa e farol alto automático. Além disso, também não tem sensor de ponto cego. A Ford, entretanto, tenta compensar com espelhos mistos – com uma área convexo nas extremidades. Na prática, até dificulta a visibilidade. Mas, como é comum no mercado norte-americano, a Ford não mexeu nisso e trouxe o modelo assim

Dimensões e capacidades

Na parte externa, a Maverick híbrida não muda praticamente nada na comparação com a versão FX4. A pegada urbana é a mesma. As linhas que seguem o DNA da Ford, com grade (que tem comando ativo) e faróis full LEDs em formato de “C”. As rodas têm acabamento diamantado. As medidas também são iguais. Portanto, tem 5,07 metros de comprimento, 3,08 m de entre-eixos, 1,74 m de altura e 1,84 m de largura. Assim, é um pouco maior que a Toro.


Já a altura em relação ao solo é de 211 milímetros. Com isso, o centro de gravidade é mais baixo e a picape é bastante estável ao volante. Sem contar que, quanto mais baixo, mais fácil o acesso à cabine e à caçamba. Mas pode ser mais fácil raspar em valetas e buracos.

Na caçamba, são 938 litros de volume. Dentre as vantagens, o compartimento tem cobertura plástica, dois compartimentos (um em cada lado), oito pontos de fixação e uma tampa leve – faltou amortecedor. Entretanto, a Ford poderia oferecer capota marítima que, aliás, é fundamental nesse tipo de veículo – sobretudo, com esse preço. Mas não há (apenas como acessório).

Na paleta de cores há 10 opções. A novidade é o azul Atlas, que substitui o azul da FX4. No mais, tem opção de pintura vermelho Aurora, laranja Délhi, azul Lyse, azul Malacara, cinza Dover, prata Orvalho, cinza Torres, preto Astúrias e Branco Ártico (sólidas).


Ford Maverick Hybrid picape híbrida
Ford/Divulgação

Interior

Da porta para dentro, nada de diferença na comparação com a Maverick FX4. Continua abusando dos plásticos, mas com ótimo acabamento e alta tecnologia. Destaque para a telinha de 6,5″ no meio do quadro de instrumentos – o restante é analógico – e o multimídia com tela de 8″. Perde para concorrentes como a Toro, por exemplo, que tem tela de 10,1″, mas é funcional e permite espelhamento (com cabo USB) com Android Auto e Apple CarPlay. Ao lado, há um nicho pequeno de pouca utilidade.

Na tecnologia, aliás, a Ford destaca o sistema Sync e o Ford Pass Conect. O aplicativo para smartphones permite comandar funções de forma remota. Por exemplo, dá para travar e destravar as portas, dar partida no motor (ou agendar), acionar o alarme e ver dados de bordo. Por meio do App também é possível checar a pressão dos pneus, agendar serviços na rede autorizada e até monitorar a vida útil do óleo. O manual do proprietário está nele.


Ademais, a lista de equipamentos tem ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, volante multifuncional com assistência elétrica e regulagem de altura e profundidade. Os bancos dianteiros também têm regulagens. Entretanto, só o do motorista conta com comandos elétricos.

Ford Maverick Hybrid picape híbrida
Ford/Divulgação

Compartimento menor

Na parte de trás, o assento tem aquela posição mais vertical que é comum em picapes e incomodam em longas viagens. No entanto, a Maverick traz um trunfo: há um compartimento de 58 litros sob o assento. Na versão são 73 litros e, de acordo com a Ford, isso se deve ao tamanho e posicionamento da bateria – que fica sob o assoalho e tem 27 kg.


Na segurança, a Maverick Hybrid oferece sete airbags, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem pós-colisão, farol com acendimento automático, câmera de ré, entre outros recursos. Controles de estabilidade e de tração também são de série.

Por fim, a Ford pretende que o lançamento da Maverick híbrida aumente as vendas da picape. Entretanto, a montadora guarda a expectativa a sete chaves. As primeiras unidades serão entregues aos compradores nas próximas semanas. Tem 3 anos de garantia e 8 anos de cobertura da bateria.

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Prós

  • Picape tem boa ergonomia, silêncio a bordo e autonomia é trunfo frente à concorrência, composta por modelos com motorização diesel

Contras

  • Tela central poderia ser maior e conexão com Android Auto e Apple CarPlay é feita com uso de fios. Não há recursos semiautônomos

Ficha Técnica

Ford Maverick Hybrid

Motor

2.5 Atkinson a gasolina, quatro cilindros em linha, 16V + motor elétrico

Potência (combinada)

194 cv

Torque

21,4 a 4.000 rpm

Velocidade máxima

175 km/h

0 a 100 km/h

8,7 segundos

Câmbio

Automático e-CVT

Tração

Dianteira

Comprimento

5,07 m

Largura

1,84 m

Altura

1,74 m

Entre-eixos

3,08 m

Capacidade de carga

659 kg

Volume da caçamba

938 litros

Tanque

57 litros

Peso (ordem de marcha)

1.700 kg

Altura livre do solo

211 mm

Ângulo de ataque

20 graus

Ângulo de saída

21 graus

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