Você está lendo...
Carro voador japonês realiza ‘voo’ de um minuto
Tecnologia

Carro voador japonês realiza ‘voo’ de um minuto

Protótipo de carro voador pertence à empresa NEC e projeto tem apoio do governo japonês

06 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

carro voador
CARRO VOADOR EM TESTES
Crédito:Koji Sasahara/AP

A empresa japonesa NEC realizou um “voo” de um minuto com o protótipo de carro voador da marca. O projeto foi apresentado ao público e o voo, na verdade, foi a manutenção do modelo parado no ar por um minuto. O desenvolvimento tem apoio do governo japonês, que quer uma frota desse tipo de veículo em 2030.

Além de apoiar o projeto, o governo criou uma “pista de testes” para carros voadores na área de Fukushima, no norte do Japão. A região é a mesma que foi devastada em 2011 por um tsunami, terremoto e desastre nuclear.

O alvo do teste é criar uma transição sem problemas entre dirigir e voar. Como exemplo, durante a apresentação foi citado o filme ‘De volta para o futuro’. Ainda assim, alguns dos problemas do projeto continuam sendo a autonomia das baterias e preocupações com regulamentação e segurança.

Publicidade


Segundo a NEC, seu carro voador foi projetado para voos de entregas, mas utiliza tecnologias que a companhia utiliza em outras áreas, como viagem espacial e segurança cibernética.

Carro voador

Apesar do nome “simples”, o conceito por trás desses projetos é complexo. Os projetos são chamados pela sigla generalista EVtol Aircraft, que é a versão comprimida de “Eletric vertical takeoff and landing”, ou Aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical.


Os carros voadores são definidos como um produto de propulsão elétrica ou híbrida, com capacidade de direção autônoma e que podem pousar ou decolar verticalmente. A proposta, antes de tudo, é que sejam mais fáceis de guiar que helicópteros e possam ser utilizados para superar o trânsito em cidades altamente congestionadas, transporte de cargas ou viagens de lazer.

Deixe sua opinião