Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

18/01/2022 - 9 minutos de leitura.

Carros chineses: BYD e Great Wall preparam lançamento das marcas no Brasil

Gigantes chinesas BYD e Great Wall Motors estreiam neste início de ano; BYD TAN, SUV elétrico de luxo, é o primeiro a desembarcar

BYD prometeu entregas do Tan EV e concessionárias ainda no primeiro trimestre de 2022; prazo já foi esgotado Crédito: BYD/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Uma década atrás, a invasão dos carros chineses, com preços acessíveis e cheios de equipamentos, gerou certa desconfiança no consumidor brasileiro. Teriam qualidade? Porém, com produtos competitivos, algumas marcas conquistaram clientes. A JAC Motors, por exemplo, fez sucesso com o compacto J3, que foi vendido nas carrocerias hatch e sedã.

Outra que veio forte foi a Chery, que, na época, apostava em produtos baratos, como o pequenino QQ. O hatch 0-km chegou a custar R$ 19.990. Contudo, lá pelos idos de 2016, a situação econômica ruiu, e teve marca que deixou o País, casos da Lifan e da Effa Motors. Agora, duas outras marcas surgem no horizonte brasileiro: BYD e Great Wall Motors.

JAC/Divulgação
Continua depois do anúncio

Em 2018, entretanto, um novo capítulo foi escrito. Naquele ano a Chery se associou ao grupo Caoa (resultando na Caoa Chery) e apresentou sua primeira aposta local: o SUV Tiggo 2. Que, na verdade, era uma adaptação do hatch Celer, com suspensão mais alta, visual redesenhado e alguns penduricalhos na carroceria para dar um ar mais parrudo.

Caoa Chery/Divulgação

De lá para cá, a fabricante – com fábrica em Jacareí (SP) – lançou vários outros produtos e, por fim, já está consolidada no Brasil. Tanto que já aparece entre as mais vendidas do mercado brasileiro, assumindo o lugar da veterana Ford, que decidiu vender apenas modelos importados aqui no Brasil.


BYD

Os primeiros rumores a respeito da venda de automóveis da BYD no Brasil aconteceu em 2014, após a empresa anunciar a construção de uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP).

A produção começou em 2015 e, nesse meio tempo, a marca chegou a vender, além dos ônibus elétricos, alguns modelos de carros chineses elétricos, de forma experimental, para empresas locais. Foram algumas unidades dos BYD e5 e o e6. Mas, agora, a operação de automóveis se concretizou.

No finalzinho de novembro do ano passado, a fabricante lançou o Tan EV, que chega ainda este mês ao mercado. Ele será o primeiro SUV de sete lugares elétrico disponível em nosso mercado. As pré-reservas foram abertas na ocasião, mas o preço ainda não foi revelado. No entanto, podemos dizer que ele deve ficar na faixa entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.


BYD/Divulgação

Como é o Tan EV?

O SUV elétrico chega para rivalizar com modelos do naipe de Audi e-tron, Mercedes-Benz EQC400 e Jaguar I-Pace – longe do que é oferecido pelos outros carros chineses por aqui. Entretanto, seu posicionamento de preço e conteúdos pode atrair clientes de SUVs a diesel, como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.

Além do luxo, da boa dose de equipamentos e da motorização elétrica de 517 cv (leia mais aqui), um dos destaques do BYD Tan EV são as inovadoras baterias Blade.


Segundo a marca, elas são compostas por células de lítio-ferro-fosfato (LFP), e por isso, mais finas e com maior capacidade de armazenamento, de 800 amperes. O pacote tem capacidade de 86,4 kWh. Segundo o Inmetro, o conjunto rende autonomia máxima de 472 km. Bastam 30 minutos para recarregar 80% da carga, informa a fabricante.

Apesar da promessa em ter 35 concessionárias até o fim do ano, a marca ainda não inaugurou nenhuma loja até o momento. A primeira delas, em São Paulo, tem abertura prevista até março.

Maior fabricante de carros elétricos da China há oito anos consecutivos, a BYD esperou até agora para trazê-los porque acredita que o Brasil “só agora conquistou maturidade suficiente”, nas palavras de Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD, ao Jornal do Carro, durante o lançamento do Tan EV.


BYD/Divulgação

Enquanto a BYD pretende oferecer mais exclusividade, por meio de produtos requintados (e caros) – como o sedã Han EV, o próximo da lista -, já a Great Wall Motors vai apelar para segmentos mais acessíveis e para as cópias (bem ou mal feitas), que sempre renderam polêmica às marcas chinesas.

Great Wall

A montadora, cabe recordar, comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Quando começar a operar, ainda neste ano, a ideia é abastecer o mercado brasileiro e os países da América do Sul. A meta de produção anual chega a 100 mil unidades.


Great Wall/Divulgação

A empresa reúne quatro marcas de veículos: Great Wall Motors (GWM), Haval, WEY e ORA. Por aqui, a Great Wall promete atrair o consumidor com vasta lista de produtos. Lá fora, a GWM tem cinco picapes no portfólio. Mas a aposta local atende pelo nome de Série P (também chamada de Poer) que já até foi registrada no Brasil para concorrer Chevrolet S10 e Toyota Hilux.

SUVs

A Great Wall é a marca que promete mais aumentar o número de modelos de carros chineses aqui no Brasil. Ela deve trazer também o Haval H6, um SUV médio com porte de Caoa Chery Tiggo 8 e que já foi patenteado no Brasil. Podem vir ainda ainda o Jolion (SUV médio) e os WEY Tank 300 (com ares de Jeep Wrangler e Mercedes-Benz Classe G) e Tank 100.


Este último, ainda em fase de desenvolvimento, é uma daquelas cópias chinesas já famosas – quem não se lembra do clone elétrico do Fusca? O Tank 100 é basicamente um Jimny Sierra (foto) com quatro portas e faróis de Ford Bronco.

Suzuki/Divulgação

Além de focar no off-road, o modelo tem tração 4×4 com reduzida e – assim como o irmão maior, Tank 300 – a ajuda do motor 2.0 turbo a gasolina de 230 cv. São, no entanto, 39,4 mkgf de torque. O câmbio, ao que tudo indica, é automático de 8 marchas.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS