O mercado automotivo vem passando por reviravoltas desde o início da pandemia da Covid-19. A disparada nos preços dos carros 0-km puxou uma alta cotação dos modelos usados, o que superaqueceu também o mercado de seminovos. Nesse sentido, os veículos de luxo apresentam uma polpuda valorização, o que vai na contramão do senso comum de que comprar carro importado é ”perda de dinheiro”.
De acordo com uma pesquisa da Mobiauto, startup do segmento automotivo, oito marcas premium tiveram uma supervalorização em 2021. A média, entre janeiro e setembro deste ano, é de 17,5% de alta nos valores. Assim, os veículos de luxo estiveram acima da média de valorização global, que ficou em 13,4%.
”No caso dos importados premium, a volatilidade foi ainda maior, pois eles sofreram diretamente os efeitos da elevação do dólar nesse período, e tiveram, então, reajustes mais significativos. Os seminovos só acompanharam o viés de alta”, resume o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr.
Porsche na liderança
Entre as marcas que tomaram a frente desse crescimento, a Porsche ocupa o primeiro lugar com uma valorização expressiva de 25,3%. Em seguida, vem a inglesa Land Rover, com 17,8%, e a BMW, com 17,3%. Logo depois, Mercedes-Benz, Volvo e Audi aparecem com uma alta de 16%. E, por fim, a lista se encerra com a Lexus, que valorizou 15,6%.
No entanto, no final da lista, a pesquisa também inclui a Jaguar, única marca a crescer abaixo da média mundial, com valorização de 12,8%. Contudo, os pesquisadores consideram o resultado um ”empate técnico”, já que a diferença é só de 0,6%.
Então, salvo exceções no mercado, os clientes que adquiriram modelos 2020 e 2021 dessas marcas vão lucrar, caso vendam seus veículos. Hoje, com o aumento na procura, os valores dos carros de luxo estão inflacionados. Ou seja, a tabela de preços atual de carros premium seminovos está acima do que foi pago da compra do veículo 0-km.
- Porsche – 25,3%
- Land Rover – 17,8%
- BMW – 17,3%
- Mercedes-Benz – 16,8%
- Volvo – 16,4%
- Audi – 16,2%
- Lexus – 15,6%
- Jaguar – 12,8%
Modelo da Mercedes puxa aumento de valores
Além de trazer as marcas com os maiores índices de valorização, a pesquisa da Mobiauto aponta os modelos que influenciaram nessa média e estão bem mais caros após o primeiro ano de uso. A Porsche ocupa majoritariamente o “top 10” do ranking, com 5 posições.
Contudo, o carro de luxo que mais valorizou entre janeiro/21 a setembro/21 foi o Mercedes-Benz GT 43 AMG, com um aumento de 60,7%. No começo do ano, o cupê (ano/modelo 2020) custava R$ 498,5 mil. Hoje, o mesmo esportivo alemão tem preço de R$ 800 mil.
Logo depois, do segundo ao quinto lugares, a Porsche marcou presença. O 911 Carrera, nas versões 2020 e 2021, tiveram acréscimo médio de 47%. Em seguida, as duas versões do 718 Cayman ficaram com aumento médio de 46%. E, por último, aparece o Macan 2.0 turbo, com 44,52% de crescimento e valor estimado de R$ 490 mil.
Além destes, modelos da BMW, como o X7 M50i, e da Audi, como o Q7 3.0 V6, também estão entre os carros premium mais valorizados no período, com um aumento de 38,70% e de 36,17%, respectivamente.