Você está lendo...
Carros do Sertões têm só nomes ‘comuns’
Notícias

Carros do Sertões têm só nomes ‘comuns’

Os carros que ocuparam os três primeiros lugares na 20ª edição do Rally dos Sertões, que terminou na terça-feira, são bem diferentes dos modelos oferecidos nas lojas. São feitos para disputar corridas de rali Cross-Country de velocidade e seguem...

01 de set, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Carros do Sertões têm só nomes 'comuns'

Foto: Andre Chaco/Divulgação

Eles têm nomes conhecidos do consumidor, mas os carros que ocuparam os três primeiros lugares na 20ª edição do Rally dos Sertões, que terminou na terça-feira, são bem diferentes dos modelos “comuns” oferecidos nas lojas.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

O Mini All4 Racing do francês Stephane Peterhansel, vencedor da prova, o Mitsubishi Lancer Racing do brasileiro Guilherme Spinelli, que ficou em segundo, e o BMW X3 CC de Riamburgo Ximenez, também brasileiro e terceiro lugar na prova, pertencem à categoria T1. São feitos para disputar corridas de rali Cross-Country de velocidade, como o Sertões e o Dakar, e seguem regras da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Publicidade


Foto: Eric Schroeder/Divulgação

A estrutura é tubular e a carroceria combina materiais como fibra de aramida (Kevlar) e plástico reforçado com fibra de carbono. Tudo para reduzir o peso e dar mais resistência ao veículo.

Foto: Andre Chaco/Divulgação

Os motores são a diesel, de seis cilindros, 3 litros e turbo, com potência na faixa de 300 cv e torque de mais de 70 mkgf. O câmbio é sempre de seis marchas. A capacidade do tanque de combustível é enorme. O do Mini leva 360 litros e o do X3, 420 litros de diesel.

Barbada
Favorito ao título da prova, que terminou em Fortaleza, Peterhansel confirmou as previsões e faturou os Sertões deste ano. Os 4.846 quilômetros, incluindo trechos cronometrados e de deslocamento, foram percorridos em dez dias.


Com dez vitórias no Rali Dakar no currículo (entre motos e carros),o francês e seu compatriota e navegador Jean-Paul Cottret venceram seis das dez etapas da prova e acumularam mais de 23 minutos de vantagem sobre a dupla brasileira Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

Deixe sua opinião