Você está lendo...
Carros elétricos da Jaguar Land Rover vão usar plataformas da Chery
Notícias

Carros elétricos da Jaguar Land Rover vão usar plataformas da Chery

Parceria de longa data entre o grupo JLR e a chinesa Chery vai render frutos na meta de eletrificação da empresa britânica até 2030

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

15 de jun, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Range Rover elétrico chery
Range Rover elétrico será lançado no fim deste ano
Crédito:JLR/Divulgação

Como parte da meta de eletrificar toda sua linha até 2030, o grupo Jaguar Land Rover vai usar plataformas para carros elétricos e híbridos da Exeed, uma das marcas da Chery. Depois de especulações e negativas, o acordo foi fechado nesta semana. As duas empresas têm uma parceria no mercado chinês desde 2012 e uma fábrica inaugurada em 2014.



Serão duas arquiteturas compartilhadas, que atualmente servem como base para SUVs e sedãs da marca de luxo, por exemplo. Além do Chery Tiggo 9 – que deve estrear por aqui em 2025.

Plataforma Chery M3X
Chery/Divulgação

Publicidade


Plataformas da Chery usadas pela JLR

A primeira plataforma compartilhada entre as duas marcas será a M3X, dedicada a modelos a combustão e híbridos. Assim, é possível combinar motores a gasolina e elétricos em nove modos de operação, 11 combinações de transmissão, autonomia de mais de 1.000 km e uma eficiência térmica de 44,5%, de acordo com informações técnicas da montadora.

Já a segunda arquitetura E0X tem como fonte uma parceria entre a Chery e a Huawei. Ela engloba modelos dos segmentos A a C, além de diversos tipos de carroceria. Pode ser base de carros apenas elétricos ou os chamados veículos de autonomia estendida, que atendem pela sigla EREV (Extended Range Electric Vehicle). A arquitetura suporta sistemas de alta tensão de 400 volts e 800 volts, tecnologias semiautônomas avançadas e tem um consumo de energia de 12 kWh/100 km. 

Range Rover EV
Range Rover/Divulgação

Entretanto, o Range Rover elétrico, que estreia no fim de 2024, não usará as plataformas da Chery. Aliás, ainda não há previsão para que a montadora britânica comece a usar a arquitetura chinesa. O SUV de luxo, contudo, terá como base a Modular Longitudinal Architecture (MLA), a mesma das versões a combustão. Dados técnicos ainda são um mistério, mas a JLR prometeu que o modelo terá “performance de V8”. Até o momento, o único carro elétrico do grupo é o Jaguar I-Pace.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Como é acelerar o novo Ford Mustang GT Performance

Deixe sua opinião