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Carros por assinatura: o que oferecem Argo, Kwid, Renegade, T-Cross e Tiggo 7 em seus planos
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Carros por assinatura: o que oferecem Argo, Kwid, Renegade, T-Cross e Tiggo 7 em seus planos

Aumento na procura por carros por assinatura fez com que montadoras apostassem no negócio. Veja a seguir alguns dos modelos que elas oferecem

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

22 de jun, 2021 · 13 minutos de leitura.

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ranking volkswagen
T-Cross é um dos modelos que a Volkswagen oferece em seu programa de carros por assinatura
Crédito:Valeria Gonçalvez/Estadão

Cada vez mais comum no mercado dos veículos 0-km, a modalidade por assinatura busca pelo público cansado com a burocracia da posse do veículo, mas que não se importa em ter um gasto mensal. Com forte crescimento em 2020, o segmento atraiu locadoras e até as montadoras, que criaram seus próprios planos de assinatura. Desse modo, nós separamos cinco carros que as marcas oferecem e quais são seus benefícios.

Antes da compra: o que devo saber?

Antes de fechar o contrato, é importante pesquisar o segmento de carro que procura e se há uma quantia para ser gasta mensalmente com o veículo. Assim, o interessado deve verificar se o plano está de acordo com o período em que pretende ficar com o carro, e a quilometragem que geralmente percorre em um mês.

Normalmente, o período do contrato varia entre 12, 24, 36 e 48 meses. Enquanto isso, a franquia de quilometragem vai de 500 km a até 3.000 km. É comum que planos com quilometragens mais baixas ofereçam os preços mais baratos. O motorista que ultrapassa o limite mensal, paga uma taxa por quilômetro adicional.

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É importante se informar também sobre a cobertura do plano por assinatura. Quase todas as montadoras oferecem seguro total (algumas incluem terceiros), assistência 24 horas e serviços de manutenção.

Chevrolet Tracker carros assinatura
Alguns modelos demoram mais para serem entregues ao assinante. No caso do Chevrolet Tracker, a espera pode chegar aos 150 dias Chevrolet/Divulgação

Além disso, vale prestar atenção na data do recebimento do veículo. Por serem zero-km, alguns modelos demoram mais para chegar ao cliente.


A maioria das locadoras e montadoras exige que o usuário tenha mais de 21 anos, ou seja, ao menos 1 ano de experiência, bem como cartão de crédito e aprovação de crédito de acordo com a política de cada empresa.

1) Renault Kwid Zen

Renault carros assinatura
Renault/Divulgação

O hatch compacto na versão Zen sai por R$ 1.269 na plataforma Renault On Demand. Contudo, o motorista deve rodar até 1.000 km por mês e deve aderir ao plano de 18 meses. Dessa forma, o carro vem equipado com rádio com Bluetooth e entrada USB, direção elétrica, ar-condicionado e câmbio manual. O prazo de entrega para o Kwid por assinatura é de 21 dias, e o interessado deve pagar R$ 600 reais como garantia de contrato.


Nesta modalidade, a Renault também oferece o hatch aventureiro Stepway e o SUV Duster, que custa até R$ 2.539 mensais.

  • O que o plano inclui?

Documentação, IPVA, licenciamento, emplacamento, seguro e manutenções. Além disso, a Renault oferece assistência 24 horas com reboque, chaveiro, retorno em domicílio e hospedagem em qualquer hora e lugar.

2) Fiat Argo Drive

Argo carros assinatura

A Fiat e a Jeep lançaram no ano passado o Flua!, programa por assinatura que engloba alguns de seus modelos. O Argo, por exemplo, apresenta duas versões para assinatura. A Drive 1.0 custa a partir de R$ 1.399 ao mês, desde que o motorista não ultrapasse o limite de 500 km mensais e assine o contrato de 24 meses. Em seguida, sob o mesmo pacote, a montadora disponibiliza a versão Trekking, com preços a partir de R$ 1.599.

A lista de equipamentos do modelo emprega itens como ar-condicionado manual, direção hidráulica, pack multimídia e airbag duplo.

  • O que o plano inclui?

Assistência veicular e residencial 24h, carro reserva, manutenção na rede de concessionárias, gerenciamento dos serviços pelo app Flua! e seguro total, inclusive contra terceiros.


3) Volkswagen T-Cross

T-Cross carros assinatura
VW/DIVULGAÇÃO

Com foco no público que procura por SUVs e carros premium, o Volkswagen Sign & Drive oferece T-Cross, Nivus e o Jetta. Desse modo, o T-Cross é o modelo cujo preço do plano é o menor dentre os três.

A versão 1.0 200 TSI com câmbio automático sai por R$ 2.199 ao mês. Isto é, se o motorista rodar até 1.800 km mensais por um período de até 12 meses. Assim que o contrato for firmado leva cerca de 45 dias para o modelo 0-km estar nas mãos do assinante.


  • O que o plano inclui?

Documentação, seguro, manutenção preventiva, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreador.

4) Jeep Renegade

suvs carros
JEEP/DIVULGAÇÃO

Pela plataforma Flua!, a Jeep oferece o Renegade e o Compass com preços que variam de R$ 2.149 a R$ 4.199, na modalidade básica. Assim, o SUV compacto na versão Sport com motor flex custa R$ 2.149 no plano de 24 meses que oferece até 500 km ao mês.


Como atrativo, o jipe acompanha a pacote visual Night Eagle. De série, ele recebe luzes diurnas, assistente de subida em rampas, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico, sistema Start&Stop, assistente de piloto automático e controle de tração e estabilidade.

  • O que o plano inclui?

Assistência veicular e residencial 24h, carro reserva, gerenciamento dos serviços pelo app Flua!, manutenção na rede de concessionárias e seguro total, inclusive contra terceiros.

5) Caoa Chery Tiggo 7


Recentemente, a Caoa se inseriu no mercado de carros por assinatura. Ela oferece três modalidades: Caoa Sempre, carros por assinatura para pessoa física; Caoa Fleet, para gestão de frotas; e Caoa Rent a Car, de aluguel de carros por períodos mais curtos.

Na modalidade de assinatura, atualmente estão disponíveis o Tiggo 7, Tiggo 8 e o Hyundai Azera, cujo preço atinge os R$ 6 mil mensais. O SUV médio para cinco pessoas na versão TXS, portanto, têm o preço mais baixo entre os três. Ele custa R$ 2.777,48 no plano de dois anos que libera a quilometragem de até 1.000 km ao mês. Após a assinatura do contrato, leva até 45 dias para a entrega do modelo 0-km.

  • O que o plano inclui?

Documentação, IPVA, proteção contra roubo, furto e colisão, até contra terceiros, válido para todo o território nacional, assistência 24 horas e revisão periódica.




Bônus: Toyota Kinto

Toyota Corolla Hybrid. Foto: Toyota do Brasil
Toyota Corolla Hybrid. Foto: Toyota do Brasil

Pioneira no Brasil, a Toyota inaugurou a plataforma Kinto em 2019. O serviço é mais focado na assinatura de frotas para empresas, mas oferece também o aluguel de carros para pessoa física por horas ou até meses. Por se tratar de uma modalidade de locação, neste caso, o carro não é 0-km.

Assim, todos os veículos da Toyota (incluindo a picape Hilux) e da Lexus entram nesse programa. Nesse caso, o aluguel o Yaris hatch por 30 dias sai por R$ 3.120, do Corolla GLi R$ 5.362,50, enquanto o Lexus NX 300h F-Sport custa R$ 14.722,50.


Quem busca se familiarizar com os modelos da marca, pode alugar um Corolla Altis Hybrid Premium por R$ 295 o dia, ou por R$ 43 a hora. Tudo é feito por meio de um app e a retirada e entrega do carro pode ser feita em uma concessionária ou por meio de serviço de motorista.

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Lexus NX 300h está disponível para modalidade de locação

Locação vs Assinatura

Nos últimos anos, os carros por assinatura ganharam força no Brasil. Um dos principais motivos está na burocracia e nas despesas da posse de um carro na garagem, como revisões, manutenções, IPVA e seguros.


A proposta do carro por assinatura visa sanar esses problemas ao oferecer ao cliente um veículo 0-km em que ele só se preocupa com o pagamento mensal e o abastecimento. Por causa da pandemia, muitas pessoas passaram a preferir o transporte individual ao coletivo, mesmo que temporariamente.

Dessa forma, o aumento repentino da procura por carros por assinatura fez com que muitas montadoras entrassem nesse ramo. Em termos de comparação, a locação permite que o usuário permaneça com o veículo por um tempo menor e, na maioria das vezes, ele já é usado.


Locadoras investiram no negócio

Não foram só as montadoras que enxergaram uma boa oportunidade de negócios. As consolidadas locadoras entraram no segmento e oferecem até carros que não participam do plano de assinatura das fabricantes.

É o caso do Hyundai HB20, que sai por R$ 1.014,30 por mês no programa Unidas Livre. Esse valor refere-se à versão Evolution 1.0 com câmbio manual no plano de 48 meses e franquia de 1.000 km mensais.

Já no plano da Movida Zero Km, é possível alugar um Hyundai Creta 1.6 por 36 meses com uma franquia de 1.000 km mensais por R$ 1.603,80. Por franquia semelhante, o Citroën C4 Cactus Live custa R$ 1.589,70 ao mês.


Para quem busca opções mais baratas da Volkswagen, o Localiza Meoo oferece o Gol por R$ 1.288 mensais. O contrato dura 36 meses e a franquia abrange até 1.000 km rodados.

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Sistemas de assistência do carro podem apresentar falhas

Autodiagnóstico geralmente ajuda a solucionar um problema, mas condutor precisa estar atento

22 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os veículos modernos mais caros estão repletos de facilidades para a vida do motorista e, dependendo do nível, podem até ser considerados semiautônomos. Câmeras, sensores, radares e softwares avançados permitem que eles executem uma série de funções sem a intervenção do condutor.

As tecnologias incluem controlador de velocidade que monitora o carro à frente e mantém a velocidade, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.

Tais sistemas são chamados de Adas, sigla em inglês de sistemas avançados de assistência ao motorista. São vários níveis de funcionamento presentes em boa parte dos veículos premium disponíveis no mercado. Esses recursos, no entanto, não estão livres de falhas e podem custar caro para o proprietário se o carro estiver fora da garantia.

“Os defeitos mais comuns dos sistemas de assistência ao motorista estão relacionados ao funcionamento dos sensores e às limitações do sistema ao interpretar o ambiente”, explica André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

Recalibragem necessária

O professor explica que o motorista precisa manter sempre os sensores limpos e calibrados. “O software embarcado deve estar atualizado, e a manutenção mecânica e elétrica, ser realizada conforme recomendações do fabricante”, recomenda.

Alguns sistemas conseguem fazer um autodiagnóstico assim que o carro é ligado, ou seja, eventuais avarias são avisadas ao motorista por meio de mensagens no painel. As oficinas especializadas e as concessionárias também podem encontrar falhas ao escanear o veículo. Como esses sistemas são todos interligados, os defeitos serão informados pela central eletrônica.

A recalibragem é necessária sempre que houver a troca de um desses dispositivos, como sensores e radares. Vale também ficar atento ao uso de peças por razões estéticas, como a das rodas originais por outras de aro maior. É prudente levar o carro a uma oficina especializada para fazer a checagem.

Condução atenta

A forma de dirigir também pode piorar o funcionamento dos sensores, causando acidentes. É muito comum, por exemplo, o motorista ligar o piloto automático adaptativo e se distrair ao volante. Caso a frenagem automática não funcione por qualquer motivo, ele precisará agir rapidamente para evitar uma batida ou atropelamento.

Então, é fundamental usar o equipamento com responsabilidade, mantendo sempre os olhos na via, prestando atenção à ação dos outros motoristas. A maioria dos carros possui sensores no volante e desabilita o Adas se “perceber” que o condutor não está segurando a direção.

A desativação ocorre em quase todos os modelos se o assistente de faixa de rolagem precisar agir continuamente, sinal de que o motorista está distraído. Alguns carros, ao “perceber” a ausência do condutor, param no acostamento e acionam o sistema de emergência. “O usuário deve conhecer os limites do sistema e guiar o veículo de forma cautelosa, dentro desses limites”, diz Mendes.