A Europa e o transporte público na maioria dos países, ao menos por hora, parecem não ser amigos. As pessoas estão escolhendo comprar carros usados mais antigos para fugir dele. O motivo, claro, é a pandemia do novo coronavírus. Inclusive, a doença está chegando a uma segunda onda na Europa.
Os dados são de uma pesquisa da consultoria IHS Markit. Ela demonstra um crescimento de registros e também de pesquisa pela internet de carros usados. No caso, o termo usado se refere a modelos entre 10 e 20 anos de uso.
Segundo a pesquisa, o valor de carros usados com mais de dez anos aumentou 25%. Isso porque pessoas que usavam transportes sobre trilhos e ônibus estão indo atrás deles.
Europa, EUA e, especialmente, China a busca por carros zero-km aumentou nos últimos meses. Isso ajudou as montadoras a se recuperarem, em parte, dos prejuízos na paralização de fábricas e concessionárias.
Ainda assim, dados de registro de veículos na França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido mostram que há uma significativa mudança em direção a carros usados mais velhos. A Espanha teve o maior salto – crescimento de quase 25% no terceiro quadrimestre.
França teve um aumento de 16%, enquanto a venda de carros novos caiu 5%. Em 2020, há também uma proporção maior de registro de carros usados com mais de 15 anos se comparado a 2019.
Coronavírus na Europa
A Agence France-Presse (AFP) divulgou um balanço no sábado (28). A partir de dados oficiais, a Europa registrou desde o início da pandemia 400.649 mortes e 17.606.370 casos de covid-19. Em número de mortes, o continente perde apenas para a região da América Latina e Caribe. Essa região tem registro de 444.026 óbitos em decorrência do novo coronavírus.