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Chery Celer passa Fiesta Sedan e surpreende nas vendas de agosto
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Chery Celer passa Fiesta Sedan e surpreende nas vendas de agosto

Chery ficou na quarta colocação geral com um aumento de 350% nas vendas em relação a julho

11 de set, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 Chery Celer passa Fiesta Sedan e surpreende nas vendas de agosto
Chery Celer nacional

A célebre e ultrapassada (para dizer o mínimo) frase do poetinha “que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental” não está sendo aplicada ao mercado brasileiro de sedãs compactos premium. Que o diga o belo Ford Fiesta Sedan, que a cada mês vê suas vendas sendo reduzidas a ponto dele ter sido ultrapassado em agosto pelo Chery Celer, um carro em que a traseira não conversa com a frente em termos visuais.

E tem mais: o líder do segmento é o Toyota Etios, um belíssimo automóvel para dirigir, mas inversamente proporcional para admirar. Em agosto o modelo da Ford foi parar em 82 garagens, contra 105 do Chery, que teve um aumento de 350% nos emplacamentos em relação a julho. No mês passado, as vendas do Fiesta foram de 106 unidades.

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Para se ter ideia da “surra”, o Etios chefiou o ranking com 3.188 entregas em agosto e 2.899 em julho. Quem também tem ido muito bem é o Chevrolet Cobalt, com 2.330 e 1.762, respectivamente.

Bônus: veja coisas que são revoltantes nos carros!


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.