Você está lendo...
Chery Omoda 5 elétrico estreia no Catar e vem ao Brasil em 2024
Notícias

Chery Omoda 5 elétrico estreia no Catar e vem ao Brasil em 2024

Omoda 5 é SUV 100% elétrico previsto para estrear no Brasil em meados de 2024; modelo também terá uma versão semi-híbrida no País

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

22 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Omoda 5
Omoda 5
Crédito:Omoda/Divulgação

A Chery está com planos de lançar três novas marcas no Brasil até 2024. E uma delas é a Omoda. Pois um dos modelos da nova marca deve chegar em breve ao País. Trata-se do Omoda 5 100% elétrico. Entretanto, enquanto esse lançamento não acontece, o SUV acaba de estrear no Catar. Seja como for, a expectativa é de que o crossover chegue ao mercado brasileiro em meados de 2024.

Por aqui, o modelo será equipado com um motor elétrico de até 224 cv de potência. A bateria, por sua vez, será de 61 kWh. Dessa forma, de acordo com o ciclo CLTC, o modelo alcança uma autonomia de até 450 km. No entanto, esse número deve mudar com a correção do Inmetro, que é mais rígido. Seja como for, segundo a Omoda, o SUV elétrico consegue carregar de 0 a 80% em apenas 30 minutos nas estações de carregamento rápido. Além disso, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos



omoda 5 chery
Divulgação/Chery/Omoda

Publicidade


Como é o Omoda 5?

Em termos de design, o Omoda 5 EV é bem moderno e segue a linha dos veículos chineses. Na dianteira, por exemplo, não há grade. Principal detalhe que difere o modelo elétrico em relação ao a combustão. No entanto, há uma linha que conecta a dianteira do veículo e tem o nome “Omoda” em extenso. Os faróis de LEDs são finos e há um conjunto óptico no para-choques.

Na traseira, o crossover segue a tendência atual e traz lanternas conectadas. Além disso, há um leve caimento no teto, que remete ao estilo cupê. Por fim, há uma pintura em duas cores na carroceria, bem como rodas de liga leve. Até o momento, não há imagens do interior do SUV. Mas, de acordo com a imprensa internacional, ele vai contar com um teto solar panorâmico.

Divulgação/Chery/Omoda

Chery aposta no Brasil

No Brasil, a Omoda vai dividir as concessionárias com a Jaecoo – marca com foco em SUVs premium que também vai chegar ao País em 2024. Além da variante 100% elétrica, rumores também apostam na versão com conjunto semi-híbrido dos Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro. Ou seja, um motor 1.5 Turbo, quatro cilindros, junto de outro elétrico, que substitui o alternador e o motor de partida, que entrega 156 cv. Este, aliás, deve chegar primeiro que a configuração EV.

Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Song Plus é SUV híbrido plug-in com autonomia impressionante


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.