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Chery confirma novas marcas Exeed, Jaecoo e Omoda no Brasil
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Chery confirma novas marcas Exeed, Jaecoo e Omoda no Brasil

Três novas marcas do Grupo Chery chegam ao Brasil já no próximo ano, e de maneira independente, sem contar com as operações da Caoa

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

18 de out, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Exeed RX Caoa
Exeed, Omoda e Jaecoo virão ao Brasil em breve
Crédito:Exeed/Divulgação

A Chery tem grandes planos para o Brasil, e dentre eles está a introdução de três novas marcas no País, sendo elas a Exeed, a Jaecoo e a Omoda. O que não faz parte desse plano audacioso, no entanto, é a participação da Caoa. Além disso, a Chery quer emplacar seus modelos em um ranking muito valioso no mercado: o top 10 do ranking de vendas, por exemplo.

A Chery Internacional promoveu um evento em WuHu, na China, para clientes influenciadores e jornalistas, em mercados em que já atua, como África do Sul, Alemanha, Emirados Árabes, Rússia e Turquia, e nele detalhou seus produtos. O conteúdo endereçado aos representantes brasileiros explicava como funcionarão as três novas marcas no País, e suas estratégias de lançamento. As informações vêm do site Motor1.



Marcas do grupo Chery serão independentes no Brasil

Caoa
Exeed/Divulgação

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Sem a Caoa, as novas marcas da Chery funcionarão de maneira independente, assim como Porsche e Bentley funcionam no grupo VAG, por exemplo. No entanto, ainda existe compartilhamento dos custos de desenvolvimento, havendo harmonia para cooperação, mas cada decisão final corresponde a cada marca, única e tão somente. Para o Brasil, a Exeed terá uma rede própria de concessionários, e Omoda e Jaecoo dividirão as lojas.

A Chery está otimista com suas incursões independentes ao Brasil, com planos para criar 40 novas concessionárias no País até o próximo ano, um plano bastante audacioso. Entretanto, não se sabe se essas novas lojas serão combinadas entre as três novas marcas, ou se serão uma para cada marca, por exemplo. Além disso, a Chery planeja produzir veículos das suas três marcas no País.

Entretanto, a marca não detalhou como isso será feito, ou se a planta fabril de Jacareí, atualmente comandada pela Caoa e paralisada desde maio do ano passado, será usada para tais planos. A Caoa Chery interrompeu a produção na planta em fevereiro de 2022 “por falta de peças”, paralisando-a logo em seguida, prometendo sua readequação para construir híbridos e elétricos em 2025.


Jaecoo

Jaecoo
Jaecoo/Divulgação

A Jaecco (cuja pronúncia é “djêicu”), ainda não tem um claro posicionamento no mercado, e nasceu do modelo J7, com cinco lugares, e também conta com o J8, com sete. Entretanto, os dois modelos ainda estão em desenvolvimento, e seu desenho pode ser alterado até o lançamento definitivo. Com proposta fora-de-estrada e luxuosa, também tem outro modelo em desenvolvimento: o J7 PHEV, híbrido plug-in.

Em matéria de motor, o J7 utiliza os conjuntos do Tiggo 8 nacional: o 1.6 turbo, e híbrido plug-in, este com o 1.5 turbo. No J8, modelo para sete pessoas, o motor é o 2.0 turbo, seja a combustão ou híbrido.


Exeed

Exeed RX Caoa
Exeed/Divulgação

A Exeed já apareceu aqui no Jornal do Carro outras vezes, e foi palco de certa polêmica. Prometida para ser lançada no Brasil pelo grupo Caoa anos atrás, inclusive com modelos flagrados no País, acabou reforçando que virá de maneira independente. Considerada uma marca de alto luxo, capaz de concorrer com BMW e Audi, por exemplo, deverá ter preço compatível com o mercado premium nacional.

Além disso, a marca terá em seu portfólio modelos eletrificados, como o SUV cupê RX, e também o VX, maior que o Tiggo 9/Jaecoo J8, por exemplo. Além disso, expandindo sua linha, a marca contará com a linha elétrica Exlantix, disposta por um SUV e um sedã.


Omoda

flex
Omoda/Divulgação

Por fim, há a Omoda, que dividirá as concessionárias com a Jaecoo. Originalmente modelos que seriam Chery, a marca conta com apenas um modelo, o SUV cupê C5, enquanto desenvolve a versão elétrica E5. No Brasil, os dois modelos serão oferecidos, e a Omoda irá liderar as estratégias de lançamento no País.

A versão a gasolina utiliza o mesmo conjunto semi-híbrido dos Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro. Um motor 1.5 Turbo, quatro cilindros, junto de outro elétrico, que substitui o alternador e o motor de partida, que entrega 156 cv. Contudo, o elétrico tem visual diferente e mais potência, com 224 cv e 450 km de alcance, frutos de uma bateria de 61 kWh.


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