Você está lendo...
Chevrolet anuncia que tem 265 mil carros com internet a bordo no Brasil
Mercado

Chevrolet anuncia que tem 265 mil carros com internet a bordo no Brasil

Batendo recorde de carros conectados, GM afirma que vai integrar plataformas de streaming à multimídia dos veículos da marca

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14 de jan, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Black Friday
Chevrolet dá desconto de quase R$ 40 mil na picape S10 em ação da Black Friday
Crédito:GM/Divulgação

Pioneira nos serviços conectados a bordo de veículos no Brasil, a Chevrolet anunciou os mais recentes números dos seus serviços conectados. De acordo com a fabricante, já são cerca de 265 mil automóveis conectados no País. Esse número recorde inclui toda a linha oferecida pela Chevrolet no Brasil – desde o Onix até a picape S10.

A conectividade permite que os clientes optem por utilizar serviços como o Wi-Fi veicular, o OnStar (que engloba serviços de concierge, segurança e de emergência) e o aplicativo myChevrolet. A adesão a esses serviços vem crescendo rapidamente. Para se ter uma ideia, segundo a Chevrolet, houve um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

A tendência acontece também em outras fabricantes. Em 2021, a conectividade a bordo passou a estar presente em modelos como Hyundai HB20, Fiat Toro e Jeep Compass – três exemplos nacionais que passaram a vir de fábrica com um chip de telefonia.

Publicidade


”Os serviços conectados crescem exponencialmente porque o motorista já percebeu o seu valor. Seja no que se refere à comodidade, praticidade ou, principalmente, tranquilidade”, comentou o diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul, Jaime Gil. “Um dos maiores benefícios é a maior segurança aos passageiros’.”

seguros
Chevrolet/Divulgação

Tecnologia OnStar

Lançada em 2015, a plataforma OnStar estabelece uma conexão do automóvel com uma central de atendimento. Por isso, caso algum acidente grave ocorra, a localização é informada de forma imediata aos atendentes, que entram em contato com os passageiros.


O serviço também emite alertas para o WhatsApp do proprietário do veículo. São desde avisos sobre revisões próximas até alertas sobre o veículo – por exemplo, sobre a bateria com baixo nível de carga.

Isso é possível porque a tecnologia está integrada à arquitetura eletrônica do carro. Ou seja, além da carga da bateria e da hora da revisão, é capaz de identificar possíveis problemas.

De acordo com a Chevrolet, de 2020 para 2021, as manutenções periódicas sinalizadas pelo app cresceram 70%. Por fim, o OnStar também permite atualizações remotas dos sistemas do veículo via OTA (over the air). Ou seja, o proprietário não precisa levar o veículo até uma concessionária para este serviço.


Carro conectado
Divulgação/Chevrolet

Conectividade avançada

Outro recurso que está crescendo no mercado são os comandos do veículo à distância, por meio do smartphone. Como, por exemplo, travar e destravar portas, ligar o motor e o ar-condicionado ou consultar a quilometragem do veículo. Na Chevrolet, em 2021, foram cerca de 400 mil acessos. 

”Muitas famílias utilizam um único automóvel e acham importante que informações como a localização e o estado de manutenção do veículo possam ser compartilhados”, afirma Gil. “Dá para verificar o nível de combustível no tanque ou verificar se o carro já chegou ao seu destino”, complementa o executivo da GM.




No entanto, o grande destaque fica para o Wi-Fi nativo, a mais recente tecnologia que foi implementada pela marca. O serviço chegou ao país com o Cruze 2020 e possui sinal de internet 4G e, conforme promete a GM, é 12 vezes mais estável.

Além disso, é possível conectar sete aparelhos ao mesmo tempo para trabalhar. Pode parecer exagero, mas é algo importante na agricultura de precisão, por exemplo. Vale dizer que, para esse serviço, há planos de 2GB, 5GB, 10GB e 20GB.

Divulgação/Chevrolet

Plataforma de streaming?  

O próximo passo já está traçado. A GM afirmou que vai integrar os aplicativos de streaming como o Spotify e a assistente Alexa na multimídia Mylink dos modelos da marca.

Sendo assim, não teria necessidade de parear o sistema com um aparelho externo para oferecer essa conexão. Ainda segundo a marca, a novidade vai estrear em breve no novo SUV Equinox.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião