Você está lendo...
Toyota Corolla Cross e sedã aceleram e freiam sozinhos na linha 2023
Lançamentos

Toyota Corolla Cross e sedã aceleram e freiam sozinhos na linha 2023

Já disponíveis nas lojas, novos Corolla sedã e Cross trazem o pacote de segurança Toyota Safety Sense na linha 2023; SUV supera os R$ 200 mil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

12 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

Toyota Corolla Cross 2023
Novo Corolla Cross, bem como sedã, vem de fábrica com pacote completo de segurança em todas as versões
Crédito:Divulgação/Toyota

A Toyota começou 2022 com novidades e anuncia a chegada às lojas da linha 2023 do Corolla. Tanto o sedã quando o SUV Corolla Cross passam a vir de fábrica com o pacote Safety Sense desde as versões de entrada. Ou seja, os modelos agora trazem de série recursos semiautônomos, como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que acelera e freia o carro sozinho, e o assistente de permanência em faixa, que faz correções no volante e ajuda a manter a trajetória. Os sistemas antes eram restritos às versões híbridas.

O pacote também incluí a frenagem automática de emergência. Além das tecnologias semiautônomas, algumas versões receberam outros itens. Os modelos XRE e XRV Hybrid, por exemplo, ganham atualizações no quadro de instrumentos e no computador de bordo, exibidos em uma tela digital TFT colorida de 7 polegadas. Além disso, as versões Altis Premium e Altis Premium Hybrid do sedã adicionam carregador de celular por indução (sem fio), antes disponível só na versão esportiva GR-S.

Divulgação/Toyota

Maior segurança

Entre os recursos disponíveis no pacote Safety Sense, alguns são conhecidos no mercado. É o caso, por exemplo, do sistema de pré-colisão frontal, que utiliza câmeras e sensores para alertar o motorista e, em casos extremos, frear o veículo automaticamente. No SUV Corolla Cross, o dispositivo ainda detecta pedestres e ciclistas, podendo, então, evitar um atropelamento.

Da mesma forma, a linha 2023 traz o sistema de farol alto automático (AHB), que controla e alterna os fachos de luz. No mais, tem o ACC, que permite escolher e manter a distância do veículo à frente, e o assistente de permanência em faixa (LTA). Assim, de acordo com a Toyota, os modelos oferecem agora uma condução assistida em toda a linha.



Por fim, vale dizer que as versões Altis Hybrid, XEI e GLi do sedã Corolla também receberam sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Já as configurações XRE e XR do Corolla Cross, que já tinham sensores traseiros, passam a ter os sensores dianteiros.


Preço aumentou

Segundo a Toyota, o sedã e o SUV já estão disponíveis em todas as concessionárias autorizadas da marca. Os modelos, inclusive, terão garantia de cinco anos ou 150 mil km rodados. No entanto, quem se interessar nas novidades vai ter que desembolsar valores maiores.

Toyota
Divulgação/Toyota

No Corolla sedã, a versão de entrada GLi custa quase R$ 150 mil, e a topo de linha, Altis Premium Hybrid, sai por R$ 188 mil. No Corolla Cross, o modelo mais básico, XR, tem preço de R$162 mil. Já o topo de linha XRX Hybrid ultrapassa os R$ 200 mil. Veja a tabela:


Corolla Cross

  • XR - R$ 161.990
  • XRE - R$ 173.690
  • XRV Hybrid - R$ 196.390
  • XRX Hybrid - R$ 204.329

Corolla sedã

  • GLi - R$ 148.290
  • XEi - R$ 154.690
  • Altis Premium - R$ 177.690
  • GR-S - R$ 178.890
  • Altis Hybrid - R$ 177.690
  • Altis Hybrid Premium - R$ 187.190

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se