A filial argentina da General Motors anunciou o fim da produção do médio Cruze após 8 anos de fabricação em Alvear, Rosário. No entanto, mesmo após o fim da produção, a GM continuará a produzir peças de reposição no país para o modelo, pelos próximos 10 anos, por exemplo. Espera-se que o hatch e o sedã saiam definitivamente de linha no final deste ano, quando devem se encerrar os estoques.
Deste modo, está garantido o fornecimento de peças e demais componentes para o veículo, que sairá de linha em sua segunda geração. Além disso, o Cruze já foi descontinuado em outros países, como China, Coréia do Sul, México e até nos Estados Unidos.
Já na planta em Santa Fé, outro veículo da GM assumirá a posição de destaque: o Tracker. Com o fim das carrocerias sedã e hatch do Cruze, o SUV da marca ganha espaço para aumentar sua produção e, assim, suprir a demanda local, além dos demais mercados onde é vendido. A sua produção atingiu 23 mil unidades em maio deste ano.
Chevrolet Cruze não deixará sucessor
No entanto, a GM não fala em um sucessor para o modelo, mesmo considerando o fato de que o Chevrolet Cruze estava posicionado acima do Tracker e abaixo do Equinox. Isso também se deve a uma mudança de pensamento por parte do público, que atualmente dá preferência aos SUVs em vez de sedãs, que tinham a preferência no passado. O modelo já não aparece mais em opções de financiamento no mercado argentino, único lugar do mundo em que ainda tinha produção.
A Chevrolet chegou a cogitar usar o motor 1.4 do Cruze no Tracker, mas a ideia acabou descartada. Além disso, seria possível produzir também o SUV médio Equinox localmente, mas a ideia não avançou. Em mercados internacionais, como México e China, por exemplo, o Cruze foi substituído pelo Monza. No Brasil, o mercado de sedãs médios se diluiu, enquanto que o de hatches médios, que tinha no Cruze Sport6 como seu último bastião, agora só conta com opções importadas, vindas da Mercedes-Benz e da Audi, por exemplo.
Cruze pode dar lugar a SUV inédito
Aqui no Brasil, o Chevrolet Cruze sobrevive por aparelhos. Para se ter uma ideia, o sedã emplacou apenas 632 unidades até o momento em 2023. Afinal, parte de R$ 148.650. Por sua vez, o hatch Sport 6 tem preço inicial de R$ 169.190. Sob o capô, a dupla conta com motor 1.4 turbo flex de 153 cv de potência e 24,5 mkgf de torque.
Seja como for, com a saída do Cruze, a fábrica argentina vai concentrar seus esforços na produção do Tracker. Entretanto, conforme o Jornal do Carro antecipou, a General Motors prepara um novo SUV maior que o utilitário, que deverá ser a nova geração do Trax, já disponível no mercado norte-americano.
Lançado na China como Seeker, o Trax estreou nos Estados Unidos no fim de 2022 para substituir o Tracker. O novo SUV é um pouco maior e tem dimensões mais próximas às do Jeep Compass. Além disso, exibe o visual mais moderno da marca da gravata dourada. Ao todo, o Trax traz cinco versões de acabamento no mercado norte-americano: LS, 1RS, LT, 2RS e Acitv. Sob o capô, todas terão o motor 1.2 turbo a gasolina, que gera 139 cv de potência e 22,4 mkgf de torque. O câmbio é automático de 6 marchas e a tração, dianteira.
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