Você está lendo...
Monza elétrico? GM mostra novo sedã a baterias da Chevrolet para 2025
Notícias

Monza elétrico? GM mostra novo sedã a baterias da Chevrolet para 2025

Feito sobre a plataforma Ultium, conceito de sedã elétrico da Chevrolet tem visual inspirado nos muscle cars e pode resgatar nome Monza

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

23 de nov, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Chevrolet
FNR-XE tem previsão de lançamento para 2025
Crédito:Divulgação/Chevrolet

A General Motors revelou imagens de um inédito conceito de sedã elétrico na China. O protótipo, chamado de FNR-XE, tem visual futurista tal como os demais carros elétricos da Chevrolet, como os novos Equinox EV e Blazer EV – ambos confirmados para o Brasil. Por enquanto, trata-se de um protótipo com previsão de lançamento para 2025. Na China, um dos países que mais avança na eletrificação, a GM planeja lançar 10 modelos a baterias nos próximos anos. E nessa transição, uma possibilidade é a marca usar o nome Monza, que continua vivo no mercado chinês.

Caso ganhe a nova geração elétrica, o nome do sedã – muito conhecido dos brasileiros – pode então sobreviver. É algo como o que a Volkswagen planeja para o Golf, que deve renascer elétrico com o nome ID.Golf. Seja como for, o conceito antecipa a produção em massa de um modelo que terá como base a plataforma Ultium, exclusiva para carros elétricos.

Chevrolet conceito
Divulgação/Chevrolet

Publicidade


O modelo surgiu na apresentação do plano estratégico da montadora para avançar a eletrificação na China, durante o evento GM Tech Day, em Xangai. Dessa forma, esse conceito é a primeira interpretação do futuro sedã de quatro portas a baterias da Chevrolet. Além disso, tem proposta ousada para a carroceria de três volumes.



Ousado

No design, o FNR-XE Concept antevê a próxima linguagem visual da marca. Assim, traz um visual mais alargado, com muitos vincos e uma dianteira inspirada nos “muscle cars”, segundo a própria montadora. Além disso, o sedã conta com iluminação marcante de LEDs na dianteira, com o conjunto óptico interligado e o logotipo da Chevrolet integrado. O mesmo acontece na traseira, onde as lanternas de LEDs se conectam de ponta a ponta.

Entre os destaques da nova proposta está, por exemplo, a redução do arrasto aerodinâmico (Cx). Para isso, o modelo tem uma enorme área envidraçada que se estende do para-brisa ao vidro traseiro. Inclusive, a coluna traseira é bem inclinada, o que confere a aparência “fastback” dos cupês. O interior também é moderno e, como em todo protótipo, conta com elementos futuristas, como o volante em forma de manche e bancos têm formato esportivo.  


Divulgação/Chevrolet

Modelo de produção

Até o momento, a Chevrolet não revelou detalhes sobre tecnologias e desempenho do motor. No entanto, de acordo com a imprensa chinesa, o veículo terá tração dianteira. A expectativa é de que o Monza elétrico seja revelado já no próximo ano, com produção no país asiático feita pela SAIC-GM-Wuling. A princípio, o conceito foi projetado exclusivamente para o mercado chinês. Mas é provável que chegue aos EUA e outros mercados.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião