A Chevrolet apresentou oficialmente seu mais novo SUV elétrico. Estamos falando do Blazer 2024, que já está confirmado para o mercado brasileiro. Com previsão de lançamento para 2023, o modelo é feito sobre a plataforma Ultium da General Motors – a mesma utilizada em outros elétricos da marca, como a picape Silverado EV. Portanto, além do visual moderno, promete se destacar quando o assunto é desempenho e autonomia. Por aqui, não há data de estreia, mas é certo que o SUV vai desembarcar após a vinda dos irmãos Bolt e Equinox, também movidos a baterias.
Embora a marca tenha revelado as imagens do novo Blazer, não há mais dados ou informações técnicas. O que se sabe é que é o SUV da GM estará disponível em quatro versões, sendo elas: LT1, LT2, RS e SS. De acordo com as especulações, a topo de linha SS terá desempenho esportivo. Portanto, deverá vir de série com tração integral e motor de 564 cv de potência e 89,6 mkgf de torque. Além disso, segundo a montadora, no modo de condução WOW (Wide Open Watts) o SUV acelera de zero a 100 km/h menos de 4 segundos.
Por outro lado, as variantes mais baratas terão tração dianteira ou traseira. No caso da 2LT e da RS, as intermediárias, há um pacote opcional com tração nas quatro rodas. Vale mencionar, também, que a Chevrolet aproveitou para confirmar que o novo Blazer será utilizado como viatura policial nos Estados Unidos. Com o nome “Police Pursuit Vehicle”, o modelo contará com o pacote maior de baterias, bem como terá tração integral.
Mais de 500 km de autonomia
Até o momento, a Chevrolet não divulgou a capacidade das bateiras. No entanto, a montadora afirma que o SUV terá uma autonomia de até 515 km com a carga completa. Em relação ao carregamento, além do Wallbox de 11,5 kW, todas as versões do SUV poderão utilizar pontos de recarga rápidos com potência de até 190 kW. Com ele, a depender da versão, há recuperação de 125 km de autonomia em cerca de 10 minutos. A autonomia mais baixa, claro, fica para a versão de entrada 1LT, com 397 km. Enquanto isso, a 2LT e a SS ficam com 471 km e 466 km, respectivamente.
O Chevrolet Blazer EV 2024 chegará em partes nas concessionárias norte-americanas. No último trimestre deste ano, as lojas vão receber as versões 2LT e a RS. Na sequência, em 2023, vem a variante SS. E, por fim, a 1LT chega em 2024. Veja os preços em dólar e sem taxas:
- 1LT: US$ 44.995 (R$ 243 mil)
- 2LT: US$ 47.595 (R$ 257 mil)
- RS: US$ 51.995 (R$ 281 mil)
- SS: US$ 65.995 (R$ 357 mil)
Visual moderno
Em relação ao design, o novo Blazer EV tem uma cara moderna e agressiva, com muitos vincos pela carroceria. Na dianteira, por exemplo, os faróis estão posicionados acima da grade, que é completamente fechada. Afinal, o motor elétrico não precisa de entrada de ar para “respirar”. Além disso, os faróis são conectados por uma linha de LED que atravessa o SUV de ponta a ponta, iluminando até mesmo o logo da gravata.
Vale a pena falar um pouco mais sobre os faróis, pois eles têm uma função nova no Blazer. A iluminação frontal apresenta o estado de carga no processo de carregamento do carro. Ou seja, as luzes começam com uma frequência e quando as baterias vão chegando na carga completa, ficam mais rápidas. No mais, as versões RS e SS também possuem um sistema de iluminação específico quando o condutor se aproxima do veículo.
As linhas do capô e o para-choques maior complementam o visual e dão aparência mais musculosa ao modelo. No caso da SS, a pintura externa é em duas cores – contando com o teto preto. No geral, são três opções diferentes de rodas. As versões LT contam com modelos de 19 polegadas. Enquanto isso, a RS possui rodas com aro 21 e a SS possui modelos de rodas exclusivos de aro 22. Na traseira, há um para-choque grande e lanternas em formato de ”T” que seguem até a lateral do veículo, bem como uma espécie de aerofólio.
Na cabine
No interior, o Blazer já impressiona com uma central multimídia de 17,7 polegadas inclinada para o motorista. Ela é conectada ao painel de instrumentos 100% digital de 11″. Há duas cores de acabamento no interior, que pode ser preta ou vermelha (parte da variante topo de linha). E para trazer um aspecto esportivo, a Chevrolet trouxe um volante com base achatada, bem como saídas de ar-condicionado redondas. De acordo com a montadora, o SUV possui um amplo espaço interno, iluminação personalizada e conforto.
Recursos de última geração
O grande chamariz do novo SUV elétrico, segundo a GM, é o sistema Super Cruise. Ele permite uma condução autônoma sem que o condutor precise deixar as mãos no volante. Assim que acionado, o sistema liga uma iluminação verde em cima do volante para identificar que a condução está automática. No entanto, por ser uma lei em muitos países, o recurso estará disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá, e com algumas regras específicas.
No pacote, o Blazer EV também traz outras tecnologias de auxílio ao condutor. Como é o caso, por exemplo, da frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e detector de pedestres. Se olhar de perto, verá que não há botão de partida. Assim, para ligar o carro, o motorista deve apenas pressionar o pedal do freio. No mais, o modelo conta com o sistema One Pedal – que recupera energia da bateria nas frenagens -, e uma nova plataforma conectada da GM.