A General Motors aproveita o Lollapalooza Brasil, em São Paulo, para exibir a linha 2023 do Chevrolet Onix. Pela primeira vez, o sedã Onix Plus marca presença no festival de música, que tem a marca da gravata dourada como patrocinadora desde 2014. Neste ano, ele aparece em destaque no estande junto com o Onix RS, versão do hatch com visual esportivo.
Segundo a GM, a dupla chegará às lojas brasileiras com novidades nas próximas semanas. O Onix Plus, por exemplo, exibe novas rodas de liga leve de 16 polegadas com superfície usinada e aros cromados “flutuantes”. Eles se combinam aos frisos das maçanetas e do contorno das portas e janelas. Por dentro, tem bancos com revestimento premium.
Aposta na conectividade
O Chevrolet Onix foi o primeiro carro nacional da categoria a oferecer internet a bordo. Na linha 2023, o modelo continua a apostar nas tecnologias de conectividade, e traz, por exemplo, espelhamento sem fio com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Além disso, a central multimídia MyLink tem internet e a plataforma de concierge OnStar.
Outra novidade no compacto é a possibilidade de receber atualizações remotas. Isso se soma à lista de equipamentos sofisticada nas versões de topo, com itens como os assistentes de baliza (que realiza a manobra de estacionamento de forma automática ) e de ponto cego, que alerta se há outros veículos próximos no momento de fazer a conversão.
Mecânica atualizada
A linha 2023 do Chevrolet Onix chega dentro dos novos limites de emissões do Proconve L7, em vigor desde 1º de janeiro. Conforme a GM anunciou em dezembro de 2021, todos os motores e veículos da marca estão até 43% menos poluentes que antes. Para tanto, a engenharia fez ajustes no tanque de combustível, na alimentação dos motores, bem como na exaustão.
Os engenheiros da Chevrolet também atualizaram os softwares das centrais eletrônicas dos carros da marca, que controlam motor e câmbio. Dessa forma, reprogramou o sistema que controla a emissão de vapores tóxicos. Ele auxilia no processo de abastecimento, e ajuda a reduzir a evaporação de combustível, um dos novos parâmetros da fase 7 do Proconve.
Em busca da liderança perdida
Depois de liderar o mercado brasileiro por 7 anos ininterruptos, o Chevrolet Onix perdeu o posto em 2021 para a Fiat Strada. Entretanto, o problema não foram as baixas vendas do hatch e do sedã. O que pegou foi a crise dos chips, que tirou a dupla de combate por quase seis meses. Assim, o Onix ficou sem unidades disponíveis e acabou superado pelo Hyundai HB20.
Mas, em 2022, o hatch da Chevrolet retomou a produção e se aproxima da picape da Fiat. O plano da marca da gravata é, portanto, recuperar a primeira posição no ranking de vendas. E a linha 2023 vem cumprir essa missão. O compacto usa motor 1.0 flex aspirado de 80 cv na base, e 1.0 turbo flex de 116 cv no topo. Os câmbios manual e automático têm seis marchas.
A Chevrolet ainda não anunciou os preços da linha 2023 do Onix.