Você está lendo...
Mais vendidos: Onix cola na Strada e T-Cross lidera SUVs em fevereiro
Mercado

Mais vendidos: Onix cola na Strada e T-Cross lidera SUVs em fevereiro

No ranking de fevereiro da Fenabrave, Renegade fica de fora do top 10 e Onix, à frente do rival HB20, já é vice-líder entre os mais vendidos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

03 de mar, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

vendas
Após superar crise dos semicondutores, Chevrolet Onix tenta retomar liderança do mercado brasileiro; ficou 773 unidades atrás da líder Strada
Crédito:Chevrolet/Divulgação

O mês de fevereiro apresentou novidades no ranking dos carros mais vendidos, divulgado pela Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País. A liderança continua com a picape Fiat Strada, mas o Chevrolet Onix, que teve um ano difícil em 2021 por causa da crise dos semicondutores, começa 2022 com todo o gás. O hatch compacto da gravata dourada já aparece à frente do Hyundai HB20, que foi o automóvel mais emplacado do ano passado.

Ranch automática
Fiat/Divulgação

Entre os SUVs, a novidade é o retorno do Volkswagen T-Cross ao topo das vendas. O modelo feito em São José dos Pinhais (PR) superou os 5.000 emplacamentos e aparece à frente de Jeep Compass e Hyundai Creta. Respectivamente, os rivais somaram 4.503 e 4.163 unidades vendidas no período.

Publicidade


vendidos
Jeep/Divulgação

Assim, quem despencou foi o Jeep Renegade, que ficou de fora do top 10 (confira lista abaixo), de acordo com os números da Fenabrave. No entanto, vale pontuar que o SUV compacto ganhou a linha 2022 no último mês – com novo motor turbo e facelift. Isso, portanto, impactou na produção, que deverá se normalizar ainda este mês.

Já o SUV Fiat Pulse – que vendeu 9.000 unidades logo de cara, na época do lançamento – ainda não conseguiu entregar tudo o que se esperava. Em fevereiro, foi o 6º mais vendido da categoria, atrás, por exemplo, do arquirrival Volkswagen Nivus.


Honda City Touring
Diogo de Oliveira/Estadão

Entre os novatos, destaque para o novo Honda City sedã, que começa a aparecer no ranking. Foi o 16º modelo mais emplacado, com um total de 2.326 vendas no segundo mês do ano.



Gol fora do “top 10” e Kwid sobe

Mesmo com uma lista de SUVs um pouco mais enxuta no top 10 (já chegou a ter 50%), modelos “populares” como o Volkswagen Gol não resistiram e deixaram o topo do ranking. Nesse sentido, quem retomou o fôlego foi o Renault Kwid. Com visual e motor renovados, o hatch aparece em 8º lugar do ranking de fevereiro, com 4.262 emplacamentos.


vendidos
Rodolfo BUHRER/Renault

Por fim, quem também saiu da lista foi a Fiat Toro. A picape baixou um pouco a popularidade aos olhos do brasileiro no mês passado. Não passou dos 3.178 emplacamentos. Isso evidencia que 2021 está, mesmo, cheio de altos e baixos.

Otimismo em março

A retomada gradativa da produção fez as vendas de automóveis e comerciais leves aumentarem 3% em fevereiro, na comparação com janeiro. Entretanto, os dados mostram drástica queda no acumulado do ano em relação ao início de 2021. O recuo é de 26,2%.


Mesmo com 19 dias úteis, o mercado teve mais de 120 mil unidades comercializadas em fevereiro. Em janeiro, foram 116 mil automóveis e comerciais leves entregues. De acordo com o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., o mercado continua aquecido, apesar das dificuldades, como a alta dos juros e a maior seletividade no crédito.

Ainda assim, a entidade acredita que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deverá ajudar o mercado. “Acreditamos que, com a diminuição do IPI, o mercado de veículos poderá ser favorecido, principalmente, para as marcas que mantiverem os preços dos produtos inalterados, conforme tabela do início de fevereiro, e também aplicarem a redução da alíquota do IPI”, pontua Andreta Jr.

vendidos
Alex Silva/Estadão

Vale recordar que o Decreto Federal nº 10.979, anunciado pelo Ministério da Economia na sexta-feira (25) reduziu a alíquota do IPI para veículos 0-km entre 18,5% e 25% (saiba mais). A Fenabrave, por fim, vem pleiteando, junto à Receita Federal, a redução do IPI para os veículos que se encontram no estoque das concessionárias. Atualmente, as cerca de 83 mil unidades têm duração estimada de 19 dias.

Os dez mais vendidos em fevereiro de 2022

1 – Fiat Strada – 7.314
2 – Chevrolet Onix – 6.541
3 – Hyundai HB20 – 6.161
4 – Volkswagen T-Cross – 5.118
5 – Jeep Compass – 4.503
6 – Chevrolet Onix Plus – 4.489
7 – Fiat Argo – 4.321
8 – Renault Kwid – 4.262
9 – Hyundai Creta – 4.163
10 – Fiat Mobi – 4.162

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião