O Volkswagen Gol se despede do mercado brasileiro em dezembro, após 42 anos de produção e vendas no País. O hatch popular da Volkswagen foi carro mais emplacado por 27 anos consecutivos. A sua despedida, portanto, é celebrada pela VW com a série limitada Last Edition. Bem como pelos concorrentes. Caso da General Motors, que fez uma despedida nas redes sociais “assinada” pelo Chevrolet Onix, líder do mercado na última década.
Na publicação, aparece uma foto com duas frases (veja aqui). A primeira diz “concorrentes sim, inimigos nunca”, enquanto a outra complementa com “obrigado Gol por essa longa e bonita disputa que travamos pelo coração dos brasileiros. #respect. Assinado Chevrolet Onix”. A homenagem continua na legenda, que diz que o País se despede de um dos grandes craques das ruas e que “junto com o Onix, mudou o jeito que as pessoas pensam em carros”.
A história dos rivais começou em 2012, quando a Chevrolet lançou o Onix no mercado brasileiro. De início, o VW Gol liderava com folga – uma diferença de mais de 100 mil unidades. No entanto, aos poucos, o Onix começou a subir no ranking, enquanto o Gol perdeu espaço. Mas foi só a partir de 2015 que o hatch da marca da gravata dourada passou a liderar as vendas, mantendo a colocação até 2020. Desde 2021, o Hyundai HB20 é o líder.
Apenas mil unidades
Ainda sem revelar o preço, a Volkswagen elaborou um hotsite para o “Gol LE”. Nele, é possível fazer o cadastro para receber as informações sobre o início das vendas em primeira mão. Mas não é só. Há também um espaço dedicado para que você conte uma história com o Gol, caso já tenha tido alguma das versões do modelo.
Por ser uma edição limitada, o último Gol terá apenas 1.000 unidades. O modelo foi feito pelo time de design da VW do Brasil e tem inspiração nas versões esportivas dos anos de 1980. Tem, por exemplo, um emblema com o desenho da clássica roda Orbital na coluna traseira.
Para reunir mais elementos do passado, a montadora pintou a carroceria do Gol Last Edition na cor Vermelho Sunset. Além disso, há detalhes pretos em várias partes do carro – nos retrovisores, na grade dianteira, nas maçanetas, nas calotas (das rodas de 15″), nos vidros e no para-choques traseiro. O interior, por sua vez, tem o emblema nos bancos e revestimento escuro.
Motor é um mistério
Até o momento, não há informações sobre equipamentos e mecânica. Mas é provável que o hatch mantenha o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas, que gera 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina. Com etanol, gera 84 cv e 10,4 mkgf. O câmbio é o manual de cinco marchas, com tração dianteira.