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Black Friday para carros: veja os descontos e condições especiais
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Black Friday para carros: veja os descontos e condições especiais

Montadoras voltam a apostar na Black Friday com ofertas que incluem revisões grátis, descontos em modelos 0-km e financiamentos com taxa zero

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

22 de nov, 2022 · 10 minutos de leitura.

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Jeep Renegade 2022 black friday
Jeep anunciou descontos para Renegade, Compass e Commander até dia 30 de novembro
Crédito:Jeep/Divulgação

A Black Friday já foi uma data movimentada para as montadoras de carros no Brasil. A prática surgiu nos Estados Unidos e fez bastante sucesso ao longo da última década por aqui. Entretanto, perdeu força no País desde 2020, por causa da disparada dos preços dos veículos novos e da alta do dólar. Outro motivo recente é a escassez de chips eletrônicos. Com os estoques reduzidos, a produção comprometida e a economia em crise, as promoções minguaram.

Mas, diferentemente de 2020 e 2021, quando as montadoras sequer fizeram promoções, neste ano a Black Friday voltou a ganhar relevância. Algumas marcas estão com descontos reais para modelos 0-km, bem como apresentam vantagens interessantes, como a valorização de usados na troca, financiamentos com prazos maiores, taxa zero e até revisões grátis. Tudo com certa cautela, afinal, a indústria ainda tenta se recuperar do período da pandemia.



Seja como for, a entrada de algumas fabricantes nessa onda de promoções esboça um certo otimismo no mercado. Mas, vale lembrar que muitos modelos novos receberam reajustes no começo de novembro. “As ofertas da Black Friday vão variar muito de acordo com os modelos, mas as expectativas são boas, já que passamos por uma fase de muitos lançamentos em 2022. Tudo vai depender das condições de pagamento”, disse Tereza Fernandez, economista da TF Consultoria. “A tendência é que o mercado se recupere aos poucos, mas ainda precisamos esperar para analisar o todo”, concluiu.

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Veja as ações das maras para a Black Friday*

Jeep

SUVs Compass Limited
JUNIOR KR PIX/ESTADÃO

A primeira marca a entrar na rodada de descontos da Black Friday foi a Jeep. A ação promocional da marca de SUVs é válida até o dia 30 de novembro e engloba todo o portfólio. As condições, no entanto, variam de acordo com o modelo e a versão. O Renegade Longitude 1.3 turbo flex, por exemplo, está com preço à vista por R$ 147.990. Além disso, o modelo tem financiamento com ”taxa zero”. O mesmo benefício se encaixa para o Compass nas versões Sport, Longitude e Limited com motor 2.0 turbo.

Já para o Commander, as regras são um pouco diferentes. De acordo com o site da montadora, a versão Limited 1.3 turbo pode ser financiada com uma entrada de 62,42%. Em números, fica em torno de R$ 152.682,44. Dessa forma, vai restar 36 parcelas ao todo, sendo que as 35 primeiras são de R$ 2.499,54 e a última de R$ 46.548,17. Estas incluem juros a partir de 11,65%. Ou seja, o valor total fica na média de R$ 286.714.


Volkswagen

ranking volkswagen
Valeria Gonçalvez/Estadão

Nesta semana, foi a vez da Volkswagen também entrar no espírito das promoções e lançar a ”Blue Friday”. A campanha com condições especiais para vários modelos vai até esta quarta-feira, 23 de novembro, e está disponível em um site exclusivo da VW. Nele, aparecem diversas ofertas de acordo com a localização. Portanto, os descontos mudam entre as cidades e os Estados. Além disso, dependem dos estoques, bem como da condição de cada loja da marca.

Para o T-Cross, SUV mais vendido da marca no País, a pesquisa feita para a região de São Paulo mostrou bons resultados. Em uma das ofertas, a versão Highline 200 TSI com transmissão automática tem abatimento de quase R$ 10 mil. Dessa forma, sai de R$ 168.640 para R$ 158.900. Isso com taxa zero. Outros modelos como os SUVs Nivus e Taos, bem como a picape Amarok e o sedã Virtus também entram nos abatimentos.


VW Polo TSI 2023
© 2022 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

A VW também aproveitou para incluir ofertas do novo Polo, que estreou recentemente no mercado para substituir o Gol.  As reduções, no entanto, não são significativas. Na versão Comfortline TSI com câmbio automático, o modelo é achado por R$ 103.990 com possibilidade parcela em 18 meses e taxa de juros de 0,99%. As melhores ofertas acontecem nas últimas unidades do modelo anterior. Entre elas, há uma com R$ 7 mil de desconto. Ou seja, o compacto cai de R$ 108.890 para R$ 101.890.

Entre as vantagens disponíveis no ”outlet” está a possibilidade de receber condições exclusivas de financiamento e descontos nos preços dos carros 0km. No mais, a marca também faz propostas de valorização para quem utilizar um usado de entrada.


Citroën com R$ 32 mil de desconto?

Black Friday
Citroën/Divulgação

Outra que entrou na onda da Black Friday foi a Citroën. A marca do duplo chevron anunciou promoções com até R$ 32 mil de desconto na linha de carros 0km. A ação chamada de ”Black Week” será válida até o dia 30 de novembro e se encaixa para todos os modelos da montadora francesa. 

A linha do C4 Cactus, por exemplo, terá preço de nota fiscal de fábrica. Ou seja, os descontos podem alcançar até R$ 15 mil. No site oficial da fabricante, a versão 1.6 live com câmbio automático (22/23) do utilitário está saindo a partir de R$ 100.990. A ação também atinge o novo C3, que tem condições especiais de financiamento. Os preços para o hatch partem de R$ 69.990.


No caso da van Jumpy, o abatimento chega a mais de R$ 32 mil. Esse é o caso da versão Cargo com motor 1.5 turbo diesel e câmbio manual. O modelo disponível para pronta entrega está custa R$ 191.240, mas está sendo oferecida por R$ 158.790 à vista. Ou seja, R$ 32.450 de redução.

Hyundai na pós-venda

Hyundai HB20 ranking hatches lista black friday
Hyundai/Divulgação

A Hyundai começou nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, a ”Black Week Pós-venda”. Dessa forma, a campanha – válida até o dia 26 – traz benefícios exclusivos para proprietários dos modelos HB20 e Creta. A ação promocional da montadora sul-coreana oferece 5% de desconto na mão de obra de todos os serviços realizados nas redes concessionárias da marca. Além disso, os clientes realizarem as revisões periódicas receberão um novo filtro de combustível como brinde.  


Nissan

black friday
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

A Nissan também está participando da Black Friday com ações comerciais na pós-venda. A ação engloba diversas ofertas para clientes com diferentes veículos da montadora. Fazendo o cadastro em um site exclusivo, o cliente pode ganhar vouchers com preços especiais na troca de óleo, por exemplo. A campanha engloba modelos como Versa 1.0 e 1.6, Kicks de 2017 a 2020 e a picape Frontier até o ano de 2021. Há ainda possibilidade de parcelamento em 3 vezes.

Ford

Ford black friday
Ford/Divulgação

No caso da Ford, a Black Friday está trazendo condições especiais de pagamento. Como, por exemplo, taxa 0% e parcelamento em até 18x na picape Ranger. De acordo com as informações, há também a possibilidade de fazer trocas de carros usados.

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”