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Citroën Basalt em testes: flagra revela mais detalhes do SUV-cupê
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Citroën Basalt em testes: flagra revela mais detalhes do SUV-cupê

SUV-cupê da Citroën compartilhará diversos componentes com C3 e C3 Aircross, mas difere do modelo conceito Basalt Vision

Vagner Aquino, especial para o Estadão

28 de jun, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Citroën
Basalt terá configuração com motor usado pelos Fiat Pulse, Fastback, Strada e pelo Peugeot 208
Crédito:carsbysfs/Reprodução Instagram

O primo do Fiat Fastback, que atende pelo nome de Citroën Basalt, está cada vez mais próximo de ser lançado. Prova disso é o mais recente flagra do modelo, que foi visto com pouquíssimo disfarce. As imagens foram postadas pelo perfil @stellantis_clube, no Instagram. O SUV-cupê exibe tom avermelhado na carroceria, isso quer dizer que haverá oferta além das tradicionais preta, prata e branca. O modelo deve chegar às lojas da marca francesa ainda neste segundo semestre.



No flagra, é possível notar que, ao contrário do conceito Basalt Vision Concept, não há detalhes como antena do tipo tubarão no teto. Aqui, o componente é do tipo convencional, pouco acima do para-brisa. Entretanto, ao contrário de outros flagras, o modelo em questão exibe rodas de liga-leve (já foi visto com calotas) e capas pretas nos retrovisores, que também ostentam repetidores de setas.

Citroën Basalt Vision
Citroën/Divulgação

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Ademais, nota-se que os faróis seguem o exemplo dos irmãos C3 e C3 Aircross. Trazem, portanto, luzes diurnas de LEDs e halógenas no conjunto principal. Cabe recordar, a princípio, que o modelo vai compartilhar diversos componentes com a dupla, afinal, trata-se do terceiro lançamento do projeto C-Cubed. Todos, com produção em Porto Real (RJ).

No interior do carro, acredita-se que haverá controle de temperatura automático, limpadores com sensor de chuva, chave presencial e até assentos ventilados. Além disso, a Citroën prometeu priorizar a segurança, incluindo seis airbags, Isofix (para fixação de cadeirinhas infantis), controlador de velocidade e, por fim, lembretes de uso do cinto de segurança.

Motores turbo e aspirado

Em relação a motorização, andam dizendo que o Basalt pode ter motor 1.0 Firefly de 75 cv nas versões de entrada, acompanhado do câmbio manual de cinco marchas. Nas de topo, entretanto, contará com o 1.0 T200 (turbo), também usado em outros integrantes de Fiat, Peugeot e da própria Citroën. Este, conta com 130 cv, 20,4 mkgf e fica atrelado aliado ao câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas.


Citroën Basalt Vision
Citroën/Divulgação

Em síntese, o modelo deve rondar os 4,26 metros de comprimento, medida base da plataforma CMP, a qual pertence. O entre-eixos, de 2,67 m, seguirá o padrão do C3 Aircross. Além disso, contará com um bom porta-malas. Algo em torno de 500 litros, para manter-se competitivo no segmento. Por falar nisso, no Brasil, o modelo deve rivalizar (além do Fastback) com nomes como Volkswagen Nivus, Renault Kardian, Nissan Kicks e até o próprio Fiat Pulse.

Conforme é possível notar na imagem que abre esta reportagem, a picape RAM 1500 também aparece no flagra. O modelo será reestilizado e também deve chegar ao País antes do fim deste ano.


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