A Citroën começou a vender o novo C3 elétrico na Índia. Batizado como ëC3, o compacto movido a baterias estreou em duas versões de acabamento, Live e Feel. Os preços variam entre 1,15 e 1,24 milhão de rúpias, algo em torno de R$ 72.200 e R$ 78.020. Ou seja, é quase o mesmo valor da versão de entrada com motor flex aqui no Brasil, que custa a partir de R$ 70 mil. Na Índia, o hatch elétrico concorrerá com modelos como o Tata Tiago EV, por exemplo.
No visual, o ëC3 é igual ao compacto a combustão. Mudam apenas detalhes como, por exemplo, a ausência de escapamento na versão elétrica. Além disso, o plugue de carregamento fica no para-lamas dianteiro direito. O interior também não traz alterações. O que muda é o câmbio, que tem um seletor mais moderno – tal como no Renault Kwid E-Tech.
Cabine é igual
Poucas coisas diferem entre a versão Live e Feel no C3 elétrico. Na topo de linha, o hatch vem com multimídia com tela de 10,2 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, adiciona quatro alto-falantes, acabamentos cromados, chave presencial e banco de motorista com ajuste de altura.
Cabe mencionar que, por ora, não há previsão de quando ou se o Citroën ëC3 chegará ao Brasil. A aposta é que o modelo desembarque por aqui em 2024. Se isso se confirmar, o hatch elétrico vai concorrer com o Renault Kwid E-Tech, que tem tabela de R$ 146.990. Portanto, dá para supor que o preço no País vai ficar na faixa de R$ 150 mil.
Citroën C3 elétrico tem 320 km de autonomia
Sob o capô, o ëC3 conta com um motor elétrico de 57 cv de potência e 14,5 mkgf de torque. De acordo com a Citroën, o carro pode acelerar de zero a 60 km/h em 6,8 segundos e chega a 107 km/h. O pacote de baterias tem capacidade de 29,2 kWh e fornece autonomia de até 320 km. Para o motorista, há dois modos de condução: Eco e Standard.
Em pontos de recarga rápida, a marca francesa promete uma recuperação de 10% a 80% da energia em 57 minutos. Além do carregador convencional, o hatch elétrico pode ser “abastecido” em tomadas residenciais. Neste caso, leva 10h30 para alcançar 100% da carga.
De acordo com a Citroën, a bateria do ëC3 tem garantia de 7 anos ou 140 mil km. Para o motor elétrico, são 100 mil km ou 5 anos. Por fim, as opções de garantia para o veículo e os equipamentos é de 3 anos ou 130 mil km.