Você está lendo...
Fiat Punto pode voltar como carro elétrico sobre a base do Jeep Avenger
Notícias

Fiat Punto pode voltar como carro elétrico sobre a base do Jeep Avenger

Fiat vai lançar dois novos compactos elétricos na plataforma do Jeep Avenger em 2023; além do Punto, Panda voltará como SUV elétrico na Itália

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

02 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat Punto
Fiat Punto pode renascer em 2023 sobre a plataforma do Avenger, novo SUV de entrada da Jeep
Crédito:ESTADÃO

A Fiat vai lançar dois novos compactos elétricos em 2023 na Europa. E um deles, segundo a revista inglesa Autocar, pode ser um herdeiro do Punto, que saiu de linha em 2016. Além do possível novo Punto elétrico, a Fiat vai relançar o Panda, que é o Uno italiano. Porém, desta vez o hatch popular virá como um mini SUV baseado no conceito Centoventi.

Os dois lançamentos são peças estratégicas no plano da Stellantis. A montadora que reúne Fiat, Jeep, Citröen e Peugeot vai ampliar sua gama de carros elétricos na Europa para 42 modelos já em 2024. Esse movimento tenta acompanhar a rápida migração dos tradicionais carros a combustão para os veículos a baterias (BEVs).



Fiat quer segmento compacto cheio de elétricos

Segundo a apuração da revista inglesa, é nesta conta que entram os novos Panda e Punto elétricos. A Fiat europeia precisa contribuir com dois novos modelos para a Stellantis. Além disso, o presidente-executivo de Fiat e Abarth, Oliver François, afirmou à Autocar que deseja dois novos crossovers pequenos, com porte de 500X. Assim, podem ser posicionados acima do 500e, hatch elétrico que está à venda no Brasil e foi o compacto elétrico mais vendido na Europa em 2022, segundo a Fiat, com 66 mil unidades.

Publicidade


Jeep Avenger
Divulgação / Stellantis

Punto será “primo” do Avenger

Ainda no plano da Stellantis, Punto elétrico e Panda vão usar a plataforma do Jeep Avanger, SUV elétrico que estreia neste ano à Europa e aos EUA. Aliás, o Avenger também chegará ao Brasil, mas com motor a combustão e sistema híbrido.

Na Europa, o Avenger é feito em Tichy, na Polônia, mesma fábrica do 500e. Ele usa a base STLA Small, que é a versão atualizada da base eCMP, de origem Peugeot/Citröen. Pois, além do 500e, dois frutos dessa base elétrica já rodam no Brasil: o hatch elétrico Peugeot e-208, de R$ 219.990, e o SUV e-2008, de R$ 260 mil. Ou seja, um novo Punto elétrico terá todas as justificativas para voltar a rodar aqui no Brasil também.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque
Deixe sua opinião