Você está lendo...
Citroën exibe novo C3 'limpinho' na Argentina antes da estreia no Brasil
Lançamentos

Citroën exibe novo C3 'limpinho' na Argentina antes da estreia no Brasil

Novo Citroën C3 será lançado até março no Brasil com inédito estilo de SUV; fábrica de Porto Real (RJ) já produz primeiras unidades pré-série

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

11 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

Citroën
Citroën C3 deve ter motores 1.6 e 1.0 Firefly
Crédito:16 Valvulas/Reprodução

A nova geração do Citroën C3 está bem próxima de estrear no Brasil. É o que mostram as imagens do site argentino 16 Valvulas. Os hermanos tiveram o primeiro contato com o compacto que começa a ser feito neste mês na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. As imagens mostram uma unidade na cor azul metálica de lançamento em exibição ao público em Cariló, que fica entre Buenos Aires e Mar Del Plata, no litoral.

Nas fotos, o compacto aparece pela primeira vez em público com o estilo SUV adotado na nova geração, que estreou em meados de setembro. Com o novo C3, a Citroën promete renascer no mercado brasileiro, encarando os hatches compactos e também SUVs menores, como o Fiat Pulse, em versões mais acessíveis. O modelo terá versões com preços competitivos, e será posicionado abaixo do C4 Cactus, único modelo da marca à venda.

16 Valvulas/Reprodução

A unidade pré-série vista na Argentina é uma das primeiras que saiu da fábrica de Porto Real. Ou seja, ao que parece, a marca francesa está prestes a dar início à produção em série do modelo, que deve chegar às lojas até o mês de março. O projeto do novo C3 foi desenvolvido na América do Sul e na Índia, e marcará a estreia da nova plataforma modular CMF na fábrica brasileira. A arquitetura é uma versão mais simples que a base CMP, usada por modelos europeus e pelo novo 208, que é feito da Argentina.



O primeiro de três

O novo Citroën C3 é o primeiro de três carros que a Citroën vai lançar no Brasil e na região do Mercosul nos próximos anos. Além dele, a marca terá um crossover que deverá resgatar o nome Aircross, bem como um sedã - ainda sem nome conhecido. Este último vai desafiar Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, novo Honda City e os demais sedãs compactos.

Citroën
16 Valvulas/Reprodução

A Citroën, contudo, ainda não anunciou versões e motores do novo C3. Ao que tudo indica, o mini SUV vai usar o 1.6 16V flex de 118 cv e o câmbio automático de seis marchas presentes no Peugeot 208. Mas há expectativa também pelo 1.0 Firefly flex com câmbio manual de cinco marchas, da Fiat. Afinal, a Stellantis agora controla as marcas da PSA e da FCA, ou seja, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot, RAM, entre outras.

Mistério no interior

Como se trata de um modelo pré-série, o interior do C3 não foi mostrado na Argentina. No entanto, conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o compacto terá como destaque a tela central de 10 polegadas. Dentre as tecnologias, terá conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, assim como comando de voz. A estimativa é de que o pequeno SUV custe abaixo de R$ 70 mil na versão de entrada, e supere os R$ 90 mil no topo.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se