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Classe V virá da Argentina em 2016
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Classe V virá da Argentina em 2016

Nova van da Mercedes será versão intermediária entre Vito e Viano

09 de abr, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Classe V virá da Argentina em 2016
Classe V ficará entre o Vito e o Viano na gama da Mercedes-Benz

O Classe V que a Mercedes-Benz fará na Argentina será um modelo intermediário entre o Vito e o Viano. Assim como a van grande, revelada há pouco mais de um ano no Salão de Genebra (Suíça), o utilitário trará elementos estéticos da nova geração dos sedãs da marca alemã, como os Classe C, E e S, com destaque para faróis, grade e painel de instrumentos.

Anda não há detalhes sobre as versões que serão vendidas no mercado brasileiro. O que se sabe é que o modelo será oferecido apenas na configuração para passageiros – na Europa, por exemplo, o Classe V também tem opções para carga.

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O início da produção do novo modelo estava prevista para o segundo semestre deste ano, mas o cronograma atrasou. Por isso, o Classe V só deve chegar às lojas do País no segundo semestre de 2016 ou início de 2017. O utilitário será feito em Virrey del Pino, na Argentina. Trata-se da mesma fábrica onde a marca produz a linha Sprinter vendida no Brasil.

As versões que serão oferecidas no País deverão ter motor 1.8 turbo a gasolina de 184 cv e tração traseira. Não há informações sobre a venda no mercado brasileiro das opções a diesel, cujas potências vão de 136 cv e 190 cv.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.