Você está lendo...
Clássicos aceleram forte na Inglaterra
Antigos

Clássicos aceleram forte na Inglaterra

Em um evento com automóveis antigos, as estrelas em exposição costumam ficar paradas. Mas não no Festival de Velocidade de Goodwood. O nome da celebração anual é honrado pelos carros inscritos, que andam em um pequeno circuito

02 de jul, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Clássicos aceleram forte na Inglaterra

Em 1923, Mephistopheles chegou a 235 km/h, com motor Fiat de avião (Foto: Chris Ison/AP)

Em um evento com automóveis antigos, as estrelas em exposição costumam ficar paradas para serem contempladas. Mas a coisa é diferente no Festival de Velocidade de Goodwood, que começou na quinta e termina hoje, na Inglaterra. O nome dessa celebração automobilística anual é honrado pelos carros participantes, que aceleram forte em um pequeno circuito.

A maioria dos modelos é de corrida, de todas as épocas e das categorias mais diversas possíveis. De máquinas do Mundial de Rali a monopostos de Fórmula 1, passando por protótipos e clássicos do início do século passado.

Ronnie Peterson foi vice-campeão da F-1 em 1971 com o estranho March 711 (Foto: STP/Divulgação)

Um bom exemplo dessa variedade é o Mephistopheles, um monstrengo de 1923 feito pelo inglês Ernest Eldridge. Ele usou o chassi, esticado, de um Fiat 1908 de corrida e um motor Fiat de avião da Primeira Guerra Mundial, de seis cilindros e 21,7 litros. Na época, bateu o recorde mundial de velocidade, com 235 km/h.

Publicidade


Muitos carros são guiados por grandes pilotos, como Emerson Fittipaldi, que comandou o Penske PC-23, vencedor de 12 das 16 etapas da F- Indy em 1994. Campeão da F-1 em 2009, o britânico Jenson Button pisou fundo em um MP4-12C, o recente esportivo de rua da McLaren.

Jaguar comemorou os 50 anos do E-Type com um desfile em alta velocidade (Foto: Jaguar/Divulgação)

Até celebridades pilotam, como o baterista da banda inglesa Pink Floyd, Nick Mason. Colecionador de automóveis, ele acelerou um Auto Union Typ C da década de 1930. Também há leilão no evento e um dos destaques era o Lamborghini 400GT 1967 que já pertenceu a Paul McCartney. Para saber mais sobre essa grande festa, acesse https://tinyurl.com/3ax3auw.

Este Lamborghini 400GT de 1967, que pertenceu a Paul McCartney, foi leiloado (Foto: EFE)


Deixe sua opinião