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Smart mostra SUV elétrico com tamanho de Mercedes-Benz GLB
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Smart mostra SUV elétrico com tamanho de Mercedes-Benz GLB

Smart #5 Concept é o maior carro da história da marca e terá cerca de 4,6 metros de comprimento; modelo deve estrear no final de 2024

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

29 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Smart #5 concept
Smart mostra em Pequim conceito de SUV elétrico com portas traseiras do tipo suicidas
Crédito:Tião Oliveira/Estadão

A Smart revelou no Salão do Automóvel em Pequim um protótipo de SUV elétrico. O #5 Concept foi feito em parceria com a chinesa Geely, a dona de Volvo e Zeekr, e antecipa como será o modelo da marca a ser vendido na China e na Europa. A estreia está prevista para o fim deste ano. Apesar de a Smart não ter divulgado detalhes, sabe-se que o SUV terá tamanho similar ao do Mercedes-Benz GLB. Ou seja, por volta dos 4,63 m de comprimento.



Smart #5 concept
Tião Oliveira/Estadão

O modelo chega com bateria de 100 kWh que permitirá que este alcance uma autonomia de mais de 550 km. Já a sua arquitetura elétrica de 800 volts carregará a bateria de 10% a 80% em apenas 15 minutos. Vale destacar, ainda, que este é o maior veículo da história da Smart.

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O que sabemos sobre o Smart #5 Concept

Smart #5 Concept
Smart/Divulgação

A marca ainda não deu muitos detalhes sobre o veículo, contudo, ele deve trazer cinco modos de condução que variam de acordo com a necessidade do condutor. O #5, que está entre os modelos #1 e #3, será desenvolvido com base na plataforma SEA, que pertence a chinesa Geely. Segundo a marca, o veículo será o mais espaçoso já criado pela empresa.

Smart #5 Concept
Smart/Divulgação

No visual, a Smart descreve que o veículo chegará com uma placa protetora na parte dianteira e traseira, bem como um guincho oculto integrado. O teto deve receber barras iluminadas para trazer um design mais esportivo ao carro. No interior, duas telas integradas com tecnologia OLED e alimentadas pelo chip AMD V2000.

Smart #5 Concept
Smart/Divulgação

Já a iluminação do ambiente e o alto-falante portátil, por exemplo, estarão integrados ao console central. Além disso, a marca afirma que o banco do passageiro terá gravidade zero e os assentos devem trazer aquecimento, ventilação e funções de massagem. Paralelo a isso, o #5 Concept terá assistente virtual integrada com inteligência artificial.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.