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Mini Cooper S e Honda Civic Si são esportivos de escolas diferentes
Comparativo

Mini Cooper S e Honda Civic Si são esportivos de escolas diferentes

Mini Cooper S e Honda Civic Si medem as diferenças de motor, tamanho, conforto, tecnologia e preço em um circuito sinuoso e molhado

Hairton Ponciano Voz

04 de nov, 2020 · 8 minutos de leitura.

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civic si
CIVIC SI E MINI COOPER S
Crédito:FELIPE RAU/ESTADÃO

Um tem câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O outro continua fiel à caixa manual de seis velocidades. O primeiro extrai 192 cv do motor 2.0 turbo. O segundo consegue 208 cv do 1.5 turbo. O Mini Cooper S 2021 custa R$ 224.990 na versão de quatro portas, como a testada, preço que cai para R$ 214.990 no modelo de duas portas. Perto deles, o Honda Civic Si parece uma pechincha: R$ 184.900. Embora não sejam concorrentes diretos, levamos os dois esportivos para compartilhar um dia chuvoso na pista, e ver se eles são dignos do “S” que ostentam na carroceria.

Cada um a seu modo, Civic Si e Mini Cooper S sabem cativar quem procura desempenho. Os dois têm suspensão firme, um ajuste que privilegia estabilidade. Em ambos, você vai vibrar ao ritmo das imperfeições do piso. Mas, em suma, é isso o que buscamos: vibrações.



No Circuito Panamericano, novo campo de provas da Pirelli em Elias Fausto, interior de São Paulo, parte da tarefa do dia consistia em sair do cupê japonês (fabricado no Canadá) e entrar no hatch britânico (produzido na Inglaterra).

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Na pilotagem

Na maior das sete pistas do complexo, com 3.400 metros de extensão, a chamada Dry Handling (dirigibilidade no seco) não fez jus ao nome. A chuva intermitente tornou o asfalto de levemente úmido em alguns poucos momentos para muito encharcado em outros, o que tornou a missão ainda mais desafiadora.

A Mini não exagera muito quando compara seu carro a um kart. Com motor 2.0 turbo de 192 cv, entre-eixos curto, direção direta e carroceria que praticamente não balança nas curvas, o hatch tem reações rápidas. Basta virar o volante para onde você quer que o carro responde com precisão. O câmbio automatizado aproveita muito bem a potência e faz trocas também muito rápidas. As mudanças podem ficar a cargo do sistema – que realiza suas funções com louvor – ou podem ser feitas no volante.


No Civic, não há como terceirizar o serviço. As trocas são responsabilidade do motorista, mas isso está longe de ser um incômodo. Pelo contrário. O câmbio de relações 6% mais curtas na linha 2021 deixou o cupê ainda mais arisco nas acelerações. Nas retas, ele acompanha o Mini muito de perto.

A marca inglesa divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A japonesa não informa números de desempenho, mas no lançamento da linha 2021 a melhor marca obtida no teste foi de 7,4 segundos. Em parte, isso ocorre porque, embora o 1.5 da Honda tenha 16 cv a mais, o Mini dá o troco no torque (28,5, ante 26,5 mkgf).

Além disso, a força máxima do modelo inglês está disponível a partir de 1.350 rpm. No Civic, ela aparece a 2.100 rpm. Trocando em miúdos, isso explica as respostas mais imediatas e vigorosas no Mini.

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Som na caixa

Ruído sempre foi um ingrediente importante em esportivos. No Mini, o acompanhamento do prato principal vem em forma de estouros durante as trocas de marcha. No Honda, o ronco do motor é amplificado pelo sistema de áudio e acompanha a aceleração.


Ainda falando sobre áudio, o do Mini é bem superior. O modelo conta com sistema da Harman Kardon, que oferece qualidade sonora muito superior à do Civic. O Mini também justifica o preço bem maior no painel e no acabamento. O compacto inglês tem head-up display (projeta informações como velocímetro numa tela na direção do para-brisa) e uma moderna central multimídia com tela de 8,8” no centro do painel.

Entre os dados que podem ser vistos ali estão até previsão do tempo e notícias. Além disso, o Mini é um referência em estilo, com suas de teclas “de avião” no painel e até no teto. Orgulhoso de suas origens, o Mini exibe a bandeira do Reino Unido à frente do passageiro.

O painel do Civic Si é semelhante ao das demais versões. A diferença é a coloração vermelha e um quadro de instrumentos que traz adicionalmente dados como força G (aceleração longitudinal e lateral) e shift lights, luzes que informam o melhor momento para fazer as troca de marchas).
Os bancos do Civic Si são mais estilosos. São revestidos de tecido preto e vermelho, e apoiam bem o corpo. Mas os ajustes são manuais. No Mini, eles são de couro e têm regulagens elétricas.


Visual do Civic Si sobressai ao Mini

Se o Mini encanta por dentro, o Honda dá o troco por fora. Nas ruas, o Mini Cooper S é “apenas” mais um exemplar da marca. Isso ocorre porque a diferenciação da versão esportiva (Cooper S) está nos detalhes, caso do pequeno “S” na lataria e das rodas maiores (aro 17”).


Com o Civic Si as coisas são diferentes. A versão esportiva do modelo é um cupê de duas portas, portanto muito diferente do sedã. Como se não bastasse a cor vermelha (não disponível nos Civics “normais”), o Si ainda tem entrada de ar maior na frente, além de um exuberante aerofólio e saída de escape central na traseira, que monopoliza as atenções. O Honda ganha no porta-malas (334 litros, ante 278 l do Mini), mas perde no banco traseiro. Afinal, além das portas atrás, o modelo inglês tem teto mais alto.

AGRADECIMENTO: PIRELLI/CIRCUITO PANAMERICANO

Prós

  • Tecnologia
  • O hatch tem head-up display e uma tela central que informa notícias e até previsão do tempo.

Contras

  • Seguro
  • As cotações são muito superiores às cobradas do Civic, o que eleva o custo de propriedade.

Prós

  • Estilo
  • Não há como passar despercebido nas ruas com este cupê. E por dentro ele também sabe cativar.

Contras

  • Banco traseiro
  • Quem vai atrás não se diverte tanto, porque o acesso é prejudicado pela ausência de portas.

Ficha Técnica

Mini Cooper S

Honda Civic Si

Preço Sugerido

R$ 224.990

Preço Sugerido

R$ 184.900

Motor

2.0, 4 cil., 16V, turbo, gasolina

Motor

1.5, 4 cil., 16V, turbo, gasolina

Potência (cv)

192 a 5.000 rpm

Potência (cv)

208 a 5.700 rpm

Torque (mkgf)

28,5 a 1.350 rpm

Torque (mkgf)

26,5 a 2.100 rpm

Câmbio

Automatizado, 7 marchas

Câmbio

Manual, 6 marchas

Comprimento

4 metros

Comprimento

4,52 metros

Entre-eixos

2,57 metros

Entre-eixos

2,70 metros

Peso

1.265 quilos

Peso

1.321 quilos

Porta-malas

278 litros

Porta-malas

334 litros

Consumo

11,3 (cidade)/13,7 (estrada)

Consumo

11,2 (cidade)/13,7 (estrada)

O QUE ELES OFERECEM

.

O QUE ELES OFERECEM

.

Air bags

Seis (série)

Air bags

Série (seis)

Bancos elétricos

Série

Bancos elétricos

Não disponível

Faróis de LEDs

Série (direcionais)

Faróis de LEDs

Série

Tela multimídia

Série (8,8")

Tela multimídia

Série (7")

Teto Solar

Série (panorâmico)

Teto Solar

Série

MANUTENÇÃO

.

MANUTENÇÃO

.

1ª REVISÃO

R$ 865,95

1ª REVISÃO

-

2ª REVISÃO

R$ 1.652,76

2ª REVISÃO

-

3ª REVISÃO

R$ 1.359,06

3ª REVISÃO

-

SEGURO

.

SEGURO

.

Porto Seguro

R$ 5.704

Porto Seguro

R$ 3.273

Sul América

R$ 4.462

Sul América

R$ 3.073

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