Como em todos os anos, alguns modelos à venda no Brasil vão sair de linha nos próximos meses, e irão se despedir do mercado em 2023. A maioria deles já tem aposentadoria esperada. É o caso do Renault Captur. Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o SUV compacto já não é mais produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e deixará de ser vendido no País. Além dele, espera-se a aposentadoria do sedã Logan, que despencou nas vendas.
Outro que está próximo de sair de linha é o Chevrolet Cruze, disponível em versões hatch e sedã. O modelo da gravata dourada deixará de ser feito na fábrica de Santa Fé, na Argentina, ainda neste ano. Ou seja, encerrará sua trajetória de mais de 7 anos. No Brasil, o Cruze, que parte de R$ 148.650, respira por aparelhos. Isso porque, até abril, emplacou só 335 unidades. Assim, o fim é iminente. Seja como for, o médio deve dar lugar a um SUV inédito.
Muscle cars também vão sair de linha
Mas a lista não para por aí. As despedidas em 2023 vão para o Chevrolet Camaro, que fez muito sucesso no mercado brasileiro. Entretanto, já não é mais assim há algum tempo. Para se ter ideia, o modelo emplacou apenas 14 unidades até o quarto mês do ano. Assim, de acordo com a montadora, a produção da última unidade do modelo com motor a gasolina será feita em janeiro de 2024. Seja como for, rumores confirmam que o esportivo vai deixar de existir apenas em versões a combustão. Afinal, a marca pretende regressar o nome Camaro em configurações 100% elétricas.
Na mesma linha, outro que vai deixar de existir no Brasil é o Ford Mustang. Inclusive, de acordo com a marca, o que resta são apenas as unidades em estoque. Há uma nova geração em produção nos Estados Unidos. No entanto, não há nenhuma previsão de chegada ao Brasil. Dessa forma, o Mustang vai se despedir por ora do mercado brasileiro.
Bolt EUV chegou, mas vai embora
Recém-lançado no Brasil, o Chevrolet Bolt EUV já vai sair de linha. O SUV elétrico, derivado do hatch, foi lançado em maio com preço de R$ 279.990. Entretanto, pouco antes da estreia, a CEO gloval da General Motors, Mary Barra, estava anunciando o fim do modelo.
O motivo é o compromisso da marca em investir na plataforma Ultium. Entretanto, o grupo brasileiro seguiu com o lançamento do Bolt EUV como uma espécie de prévia para os próximos modelos da marca, o Equinox EV e o Blazer EV. Ambos devem chegar no Brasil já nos próximos meses em valores mais elevados.