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Renault Logan vai sair de linha em breve junto com o SUV Captur
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Renault Logan vai sair de linha em breve junto com o SUV Captur

À venda no Brasil desde 2007, sedã compacto Logan já não pode mais ser configurado no site da Renault e prepara despedida com o SUV Captur

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

23 de fev, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Renault Logan 2020
Renault Logan estreou no Brasil em 2007, mas parou na segunda geração e não deverá ter um sucessor
Crédito:Rodolfo BUHRER/Renault

Duas semanas após negar o fim da produção do Captur no Brasil, a Renault mantém o posicionamento. Mas rumores apontam agora para não apenas o fim do SUV compacto, como também o encerramento de vendas do sedã Logan, ambos em queda nos emplacamentos. Pelo site da montadora, é possível ver os preços do Logan, mas não dá para encomendar. Uma mensagem de erro aparece na tela de acesso do configurador.

Essa mensagem de erro aparece apenas para o Logan. Nos demais modelos da Renault, como Kwid, Stepway e Duster, tudo normal. Segundo um porta-voz, a Renault do Brasil “segue o mesmo posicionamento” sobre a linha de produção do Captur no Brasil.

Ao montar o Logan, configurador da Renault exibe mensagem de erro (Reprodução/Renault)

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No começo de fevereiro, a fabricante apontou que a falta de peças “continua afetando a produção de alguns modelos” e que “o Captur segue em produção e continuamos em busca de soluções” (para a falta de componentes). Todavia, a fabricante não emitiu posicionamento oficial sobre o Logan até o fechamento deste texto.



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Logan despencou nas vendas

Renovado em 2020, o Renault Logan está disponível nas versões Life (R$ 89.560) e Zen (R$ 92.960), ambas com motor 1.0 flex de 82 cavalos e 10,5 mkgf de torque. O sedã fechou 2023 no último lugar na categoria e emplacou um total de 10.320 unidades, com média de 860 carros por mês. Para comparação, o Fiat Cronos entregou 41.680 unidades (média de 3.473 carros), enquanto o Hyundai HB20S emplacou 35.928 unidades (média de 2.994 unidades), conforme dados da Fenabrave.


Já em janeiro, as vendas do Logan caíram a menos de 300 unidades, enquanto Cronos e HB20S entregaram 2.920 e 1.684 exemplares, respectivamente.

É praticamente a mesma situação do Captur, ainda que este nunca tenha sido campeão de vendas no Brasil. Em 2021, o SUV ficou de fora da lista dos 50 automóveis e comerciais leves mais emplacados. Da mesma forma, no ano passado não apareceu nem entre os 60 mais. Em janeiro de 2023, as vendas não chegaram a 50 unidades.

O que a Renault por enquanto não comenta é que o novo SUV compacto nacional, que substituirá o Stepway, está em testes no Brasil. O lançamento será em meados deste ano e promete mexer com o segmento de SUVs de entrada, que tem, por exemplo, o trio Chevrolet Tracker, Fiat Pulse e VW Nivus. Este modelo, que usa o novo Dacia Stepway como base, vai estrear junto com o novo motor 1.0 turbo flex da marca, ambos com produção nacional.


Renault afirmou que Captur é vítima da guerra na Ucrânia, mas modelo nunca emplacou bem
(Renault/Divulgação)

Novos planos da Renault

De início, o novo SUV da Renault foi flagrado na Romênia. Depois, deu as caras aqui no Brasil e sem camuflagem, conforme mostra a foto abaixo publicada no perfil @gessnermotors no Instagram. O compacto substituirá o Stepway, versão aventureira do Sandero. A previsão é de o lançamento aqui ocorra no meio deste ano.

Novo SUV compacto da Renault deve estrear no mercado brasileiro em 2023
Reprodução/@gessnermotors

O que terá o SUV compacto da Renault

Para começar, o sucessor do Stepway nascerá sobre a plataforma modular CMF-B, que é global. Ou seja, a nova base dará origem a outros modelos que terão produção nacional e já permite eletrificação, o que pavimentará o caminho da Renault para lançar híbridos flex em breve. Assim, o novo SUV será um dos cinco modelos feitos a partir dessa arquitetura.

Os outros são a nova geração da picape Oroch e o Bigster, futuro SUV médio que deve estrear até 2025 já com versão eletrificada, para ocupar justamente o lugar do Captur. E tem a próxima geração do SUV Duster, que também será feita sobre a arquitetura CMF-B.

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