Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

29/09/2022 - 4 minutos de leitura.

Custo para recarregar elétricos se aproxima ao da gasolina na Inglaterra

Reino Unido registra custo por quilômetro rodado de 18 centavos de libra para elétricos e 19 centavos de libra por km para carros a gasolina

Alta já acumula 140% na comparação com 2021 Crédito: Land Rover/Divulgação

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A recarga de carros elétricos ainda é gratuita na maioria dos eletropostos e pontos de carregamento disponíveis no Brasil. Entretanto, no exterior, onde já há muitos veículos a baterias nas ruas, o custo para abastecer ficou bem mais caro neste ano. E já começa a ficar próximo do valor do tanque de gasolina. É o que mostra uma reportagem do site Carscoops sobre a situação na Inglaterra.


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Lá, o aumento médio do preço pela recarga já subiu 42% desde janeiro deste ano. Assim, carregar 80% de um pacote de baterias com capacidade de 64 kWh sai por 32,41 libras, o equivalente a R$ 188 na conversão direta. Esse valor acumula alta de 9,60 libras desde maio, e de 13,59 libras na comparação com 2021.

Pelos números, nota-se que o custo por quilômetro rodado no Reino Unido fica em 18 centavos de libra para carros elétricos. Já os proprietários de veículos movidos a gasolina gastam, em média, 19 centavos de libra por km. No diesel, o valor sobe para 21 centavos libra/km.

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J.F.DIORIO/AE

Cabe salientar que esse aumento vem da alta de 140% (em relação a 2021) nos custos da eletricidade no país. Assim, com preços elevados, há temor de que os consumidores passem a deixar de lado a opção pelo carro elétrico. Desse modo, a fim de driblar a situação, a única saída é a geração de incentivos para a compra por parte do governo local.

Postos vs em casa

O comparativo, a princípio, abrange carregadores rápidos ou ultrarrápidos e postos de combustíveis. Assim, quem carrega as baterias dos carros elétricos em casa paga menos, afinal, o imposto é menor quando se fala em recarga residencial. Em porcentagem, o imposto sobre valor agregado é de 20% em pontos públicos. No entanto, cai para 5% para quem carrega em casa.


George Frey/Reuters

O Royal Automobile Club (RAC) vem fazendo campanha para que a taxa do imposto em eletropostos caia ao mesmo nível da cobrança domiciliar. Dentre as metas defendidas pelo movimento FairCharge (que visa baratear os custos de energia para recarga de veículos elétricos), se faz necessário também o aumento do limite dos carregadores públicos, bem como apoio aos operadores de pontos de carga para construção de infraestrutura.


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